Imprimir
Curso de Direito promove visita técnica ao Cejusc em Cáceres


A gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Fórum da Comarca de Cáceres/MT, Adriana Del Castanhel e a mediadora Fernanda Lima receberam os acadêmicos do 4º semestre do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) na última quinta-feira (21).



A visita técnica ao Cejusc faz parte das atividades da disciplina de Processo Civil II, ministrada pelo professor Bruno Lindote com o intuito de conhecer alternativas e ferramentas possíveis na conciliação e mediação. “A Iniciativa tem o propósito de oportunizar aos acadêmicos o contato e a compreensão prática desses novos institutos inerentes à rotina jurídica e fomentar a atuação profissional colaborativa alicerçada na justiça social”, explicou a coordenadora do Curso de Direito, em Cáceres, professora Evely Bocardi de Miranda.



Adriana e Fernanda apresentaram as estruturas do Cejusc, as perspectivas da “Justiça Multiportas” e as atividades relacionadas às mediações na Comarca para os alunos. Fernanda Lima, que é egressa da Unemat, também serviu de inspiração profissional aos futuros colegas de profissão.



De acordo com a gestora do Cejusc a iniciativa do curso é muito louvável. “Essa visita técnica contribui para a disseminação da cultura de mediação e conciliação no meio acadêmico, possibilitando que futuros operadores do direito vejam as práticas já não apenas como política alternativa e sim como procedimento do judiciário”, destacou Del Castanhel.



Sistema multiportas – Sistema adotado pela pacificação dos conflitos a fim de que outros meios alternativos ao Poder Judiciário, como a mediação e a conciliação, sejam buscados pelos operadores do Direito, antes de iniciar processos que poderiam ser resolvidos por transação.



 


Por: Hemilia Maia