Imprimir
Programa de Formação de Células Cooperativas realiza avaliação e planejamento de ações para 2019


O Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou semana passada (13) reunião em Cuiabá com os coordenadores do programa e com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Gonçalves Porto, para avaliação das atividades e planejamento das ações para 2019.



Durante o encontro foi estabelecido que o próximo edital da Bolsa Focco será lançado provavelmente em abril por meio de um processo de seleção mais simples e eficiente do que os anteriores. O programa oferta a Bolsa Focco aos alunos da Unemat com o objetivo de aumentar a taxa de permanência e aprovação nos cursos de graduação e estimular a formação de profissionais proativos e habilitados para o trabalho em equipe. Também foi definido o lançamento do e-book que trará ações positivas do programa para a quarta edição, em setembro, do Seminário Focco que acontece com a Jornada Científica da Unemat.



O coordenador-geral do Focco, Franciano Antunes, ressaltou os resultados do programa em 2018 com ações que impactam positivamente na qualidade no ensino de graduação, na redução da retenção e evasão, no sentimento de pertencimento institucional e na extensão junto às escolas públicas. "Percebemos que os alunos que participam das células de aprendizagem cooperativa do Focco possuem, em média, notas acima de 8,4 nas disciplinas. Mas o diferencial é a formação da filosofia da aprendizagem cooperativa com o protagonismo estudantil, manifestado com células em esporte, música, arte, e, principalmente, integradas a comunidade através das células nas escolas de educação básica", considerou Antunes.



Os Coordenadores Locais do programa socializaram as boas práticas e resultados alcançados pelo Focco em 2018. Entre eles os cursinhos pré-vestibular realizados nas escolas.  Os coordenadores de Tangará da Serra e de Barra do Bugres, Marcus Vinicius Araújo Damasceno e Carlos Edinei de Oliveira inclusive os apontaram como grandes contribuições ao ingresso de acadêmicos na Unemat.



A Assessora de Gestão de Políticas Educacionais da Proeg, Ana Carolina de Laurentiis Brandão, também participou da reunião.


Por: Hemilia Maia