Imprimir
Unemat inaugura Bloco de Laboratórios e segundo Centro de Popularização de Pesquisa


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inaugurou ontem, terça-feira (18), o segundo Centro de Comunicação e Popularização de Pesquisa e da Pós-Graduação da Universidade, na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, e também o Bloco III de Laboratórios.



A obra do Bloco de Laboratórios foi realizada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e próprios da Unemat, e a do Centro foi realizada com recursos de convênio firmado entre Unemat, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)



O Centro, que possui 264 m², abriga um auditório para 60 pessoas, uma sala de videoconferência e uma sala de reuniões. Na construção foram investidos mais de R$ 405 mil. Com a conclusão do prédio foi iniciada a segunda fase, a de aquisição dos mobiliários e do kit de videoconferência que estão em fase de licitação.



O primeiro Centro de Comunicação e Popularização de Pesquisa e da Pós-Graduação da Unemat foi inaugurado no dia 30 de novembro, em Nova Xavantina, e o próximo será inaugurado em Tangará da Serra. Os Centros fazem parte de uma grande proposta de fortalecimento da pós-graduação que, à época da iniciativa, só existiam nestes três câmpus.



O Bloco de Laboratórios III atenderá, principalmente, os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, mas também será aberto aos demais cursos. Com 1.779 m², foram investidos mais de R$ 2,4 milhões na obra, que conta com 11 laboratórios: Cartografia, Ecologia, Entomologia, Física, Fitotecnia, Genética, Microscopia, Sementes, Solos e Zoologia, além de um laboratório geral.



“São obras de grande importância, pois é vamos conseguir atender com qualidade nossos cursos tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura e gestor das obras, Anderson Marques do Amaral.



Estiveram presentes na inauguração a reitora Ana Di Renzo; os atuais gestores do câmpus de Cáceres, Antonio Francisco Malheiros e Luiz Wanderley dos Santos; os pró-reitores de Extensão e Cultura, Anderson Marques do Amaral; de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia Teixeira; de Gestão Financeira, Alexandre Gonçalves Porto; e de Planejamento e Tecnologia de Informação, Francisco Lledo dos Santos; além dos reitores eleitos, Rodrigo Bruno Zanin e Nilce Maria da Silva; da gestora eleita do câmpus, Zulema Netto Figueiredo; e do futuro pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro; com a presença dos professores e técnicos universitários.



As placas de inauguração trouxeram o dizer: “A Unemat agradece aos gestores anteriores, ao corpo de professores e aos técnicos da Instituição pelo empenho e constante colaboração na realização deste e de outros projetos que reflete tanto a morosidade da burocracia pública quanto o tamanho da luta, iniciada em 2008, para uma década depois ofertar melhores condições de ensino e pesquisa, por meio destas duas obras”.



Como ato simbólico, a reitora Ana Di Renzo plantou em frente ao Centro de Popularização uma muda da árvore chuva-de-ouro (Cassia fistula L.), árvore símbolo da Universidade. Os reitores eleitos Rodrigo Zanin e Nilce Maria também plantaram uma muda da árvore.


Por: Nataniel Zanferrari