Imprimir
Unemat compõe comitê fundador da Associação Latino-Americana de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador


A professora Ana Carolina de Laurentiis Brandão representou a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no lançamento oficial da Associação Latino-Americana de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (LatinCALL, do inglês, Latin American Association of Computer-Assisted Language Learning). A associação tem como missão maior fomentar experiências efetivas de ensino-aprendizagem de línguas mediadas por tecnologias digitais nos mais variados contextos multilíngues da América Latina.



A LatinCALL foi fundada durante a 5ª edição do WorldCALL, congresso realizado pela Associação Mundial Profissional para Professores e Educadores Interessados em Aprendizagem de Línguas Mediada por Computadorocorrida em Concepción, no Chile.



A professora unematiana compõe o comitê fundador da associação, ao lado de diversos membros da América Latina. Para a professora, trata-se de um marco importante para pesquisadores e educadores latino-americanos que, como ela, se interessam por processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias digitais. “Temos a WorldCALL e a EuroCALL, as associações mundial e europeia voltadas ao ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador e, embora desenvolvamos muitos trabalhos na área aqui na América Latina, não havia até o momento uma associação nossa”, explica Ana Carolina. “A LatinCALL certamente fortalecerá nossa comunidade, estreitando colaborações e consolidando trabalhos realizados na área. Estou muito feliz em poder participar de seu processo de implementação”, disse a professora.



No congresso a professora da Unemat também apresentou a comunicação ‘Stories of using social media in second language teacher education’ (em português, ‘Histórias de usar mídias sociais na formação do professor de línguas’). O trabalho apresentado é fruto de sua experiência como professora formadora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de nossa Instituição.



 



WorldCALL



O propósito do WorldCall é reunir pesquisadores e educadores que desenvolvem iniciativas de ensino-aprendizagem de línguas mediadas por tecnologias digitais ao redor do mundo. O evento aconteceu entre os dias 13 e 16 de novembro.



A LatinCALL se une a outras nove entidades que compõem a WorldCALL:



- Associação Coreana Aprendizagem de Línguas Mediada por Multimídia (Kamall);



- Associação de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador da Ásia e do Pacífico (ApaCALL);



- Associação Europeia de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (EuroCALL);



- Associação Internacional de Tecnologia de Aprendizagem de Línguas (IALLT);



- Associação Japonesa para Ensino e Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (JaltCALL);



- Associação Japonesa Tecnologia e Educação de Línguas (J-LET);



- Associação Vietnamita de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (VietCALL);



- Confederação Europeia dos Centros de Línguas do Ensino Superior (Cercles);



- Consórcio de Instrução de Línguas Mediada por Computador (Calico).



A sede da WorldCALL está localizado na Universidade Politécnica de Valência, na Espanha.


Por: Nataniel Zanferrari