Imprimir
Unemat realiza 2ª sessão ordinária do Conselho Curador em 2018


O Conselho Curador (Concur) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), formado por representantes da comunidade acadêmica, do Governo Estadual e da sociedade civil, realizou nesta quarta-feira (28) a segunda e última sessão ordinária do ano. A reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria da Unemat, em Cáceres.



Durante a sessão, o diretor da Fundação de Apoio ao Ensino Público Estadual (Faespe), Valter Gustavo Danzer, apresentou aos conselheiros as ações da entidade no último ano. A profissional técnica Valci Aparecida Barbosa também apresentou dados da 3ª edição do Congresso Universitário do Planejamento Estratégico Participativo (PEP). Os conselheiros também tomaram conhecimento dos dados do Convênio 2017-2021 do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizando entre a Unemat, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo dos Santos, Apresentou relatórios da execução orçamentária e financeira do exercício de 2018 e a programação para o ano de 2019, detalhando o destino dos valores gastos.



Os conselheiros também aprovaram a Resolução Ad Referendum Nº 002/2018, que encaminha ao chefe do Poder Executivo Estadual os nomes do reitor e vice-reitora eleitos pela comunidade universitária para nomeação para a gestão do período 2019-2022, além da Proposta Orçamentária do Plano de Trabalho Anual 2019. Também foi aprovado o credenciamento da Faespe junto à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec-MT) e foram homologados convênios e contratos de parceria, associação e cooperação. Dentre os termos celebrados com a Faespe, foram homologadas duas turmas de Agronomia em Modalidade Fora de Sede em Colíder e uma turma de Direito em Alto Araguaia, também na Modalidade Fora de Sede. Também foram homologados termos celebrados com recursos, como a concessão de 16 bolsas de mestrado, 110 de iniciação científica e 70 de extensão e pesquisa científica, além de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), avaliado pelo Capes pelo Programa Demanda Social.



Já entre os termos celebrados sem transferência de recursos, foram homologados acordos com a Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso (Seplan-MT) sobre a atuação descentralizada do gestor governamental Julio Cezar de Lara na Unemat; com o município de Campos de Júlio para implantação de cursos de Administração e de Direito em Modalidade Fora de Sede; com o município de Comodoro para implantação de curso de Direito em Modalidade Fora de Sede; com a Associação Cultural Cena Onze para implantação de curso de Tecnologia em Teatro na Modalidade Modular em Cuiabá; com o município de Tangará da Serra para desenvolvimento do Programa MT Horticultura; com a Fazenda São Marcelo para desenvolver projetos científicos na Reserva de Proteção do Patrimônio Natural (RPPN); com o 2º Batalhão de Fronteira (2º BFron) para desenvolvimento do Projeto Forças no Esporte; com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) para implementar nos câmpus da Universidade o programa Diálogo da Cidadania; com a Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (Auip), com sede na Espanha, para fortalecimento de relações educativas, científicas e culturais; com a Universidade Nacional de Misiones, na Argentina, e com a Universidade Autônoma de Nuevo León, no México, para desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão entre as universidades.



Ao final, a reitora da Unemat e presidente do Conselho, professora Ana Maria Di Renzo, homenageou os conselheiros presentes em virtude do término de seu mandato no próximo mês, tornando esta sua última sessão a frente do Concur.



A pauta da sessão e os documentos foram discutidos podem ser acessados clicando aqui.


Por: Nataniel Zanferrari