Imprimir
Conselheiros do Conepe encerram sessões ordinárias de 2018


Nesta quarta-feira (31) foi realizada a 3ª sessão ordinária de 2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), no Auditório do Bloco Dr. Leopoldo Ambrósio Filho, no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres. A 3ª sessão ordinária do Conepe foi a última na gestão da reitora Ana Di Renzo, que encerra seu mandato de quatro anos no dia 31 de dezembro. A sessão avançou como de costume com discussões, aprovações e formação de comissões, mas, dessa vez, encontrou espaço para despedidas, agradecimentos e o anúncio feito pelo reitor eleito, Rodrigo Zanin, dos pró-reitores que sucederão os atuais, a partir do dia 1º de janeiro.



Na ocasião foram aprovados os Projetos Pedagógicos das Turmas Fora de Sede em Direito ofertado em Água Boa, e a ser ofertado em Nova Xavantina e Colíder, com a presença do prefeito e da Secretária de Educação e Cultura Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, conhecido como Cebola, e Cádia Gisela Hochberger Dichl. “Somos parceiros e além de compartilhar esse momento viemos para assumir compromissos. A Unemat tem participação social de sua importância em nosso município”, justificou Cebola.



Durante a sessão os Conselheiros, representantes dos segmentos professores, alunos e técnicos administrativos, também aprovaram o Calendário Acadêmico para o ano letivo de 2019, a criação de Professor Sênior da Unemat, a normatização dos Grupos de Pesquisa, a implantação e gestão do Programa de Coleções Científicas e o regulamento do Estágio Curricular dos Cursos de Bacharelado em Enfermagem.



O câmpus de Diamantino teve a institucionalização do Centro de Estudos e Pesquisa Acadêmica Izabella Cazado (Cepa) aprovado, assim como o Núcleo de Gestão da Facisa/Unemat, em Sinop. Ainda foram aprovadas as propostas de implantação do Núcleo de Estudos e Práticas Agroecológicas (Nepa), em Nova Xavantina e do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico, em Cáceres.



A recomposição das câmaras setoriais de Ensino, de Extensão e Cultura, de Pesquisa e Pós-graduação, e de Política Estudantil do Conepe foi efetivada e a minuta de resolução que estabelece e normatiza a realização de Programas e Projetos de Extensão da Unemat foi encaminhada para a comissão temporária, instituída durante a sessão, para os ajustes necessários a sua reapresentação na próxima sessão em 2019.



Participaram, além da reitora, o vice-reitor Ariel Lopes, e os pró-reitores de Gestão Financeira, Alexandre Porto, de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo, de Administração, Gustavo Bizinoto, de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia, de Extensão e Cultura, Anderson Amaral, de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin e o diretor Geral da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), Valter Gustavo Danzer.   



Durante a sessão alguns pró-reitores e o diretor da Faespe fizeram os últimos informes de suas pastas.



Gustavo Bizinoto, pró-reitor de Administração, falou sobre a implantação da normativa de regulamentação do trabalho docente, Resolução da RTD 007/2016, informou que ainda este ano todos os professores serão cadastrados no ponto biométrico e o início dos registros, em caráter de teste, será iniciado no próximo semestre. O sistema de ponto próprio foi desenvolvido para atender a realidade e as especificidades da Unemat.  O pró-reitor também apresentou o sistema do seletivo online para professores e adiantou que os próximos editais serão disponibilizados neste formato. Bizinoto também citou a licitaçãopara estender o seguro de vida ofertado aos estudantes para os servidores da Unemat, ainda em 2018.



“A RDT, o ponto biométrico, o seletivo online e o lotacionograma online promoverão celeridade e assertividade a uma gama de trâmites e processos institucionais”, reforçou a reitora Ana Di Renzo.



O pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Amaral, lembrou que a Universidade deve ter compromisso com a sociedade e enumerou um rol de ações desenvolvidas pela pró-reitoria. Entre os feitos está a adesão ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no Ensino Superior. “A partir do pacto nos comprometemos com a proposta de incorporar os direitos humanos como temáticas transversais, permear políticas pedagógicas e trazer práticas de justiça restaurativa para os cursos de Direito da Unemat”, pontuou Anderson. A elaboração do edital para prestação de serviços pela Unemat, que só a partir da regulamentação, passa a atender diversas demandas da sociedade também foi elencada. 



Na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin apontou a revisão dos sistemas acadêmicos, a submissão de três programas de doutorado e sete de mestrado, a realização de seminários para a aproximação de pesquisadores e a realização da Jornada Científica, em Cuiabá, com propósito de ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela Unemat, entre outras conquistas da pasta.



Celso Fanaia, pró-reitor de Assuntos Estudantis, lamentou o fim do Pnaest, programa que financiou a aquisição de vários instrumentos para a Unemat, entre eles ônibus escolares, periódicos, bebedouros, data shows e que também custeou a realização da Jornada Científica em Cuiabá. Em contraponto a Prae deixa o projeto do Programa Estadual de Apoio ao Ensino Superior (Peaes) para apreciação da reitoria e envio à Assembleia Legislativa, nos mesmos moldes do Pnaest. O Peaes foi construído em conjunto com o DCE. Mas, Fanaia também comemorou, a conquista dos auxílios como uma “grande ideia de combate à evasão e abandono” e o considerável aumento do valor do seguro acadêmico que “quase dobrou”, citou o pró-reitor que tem como proposição à próxima gestão a Bolsa Permanência que será voltada aos acadêmicos que ingressarão após o exame de seleção de bolsas e aqueles que no meio do curso forem acometidos por vulnerabilidades. 



Danzer, diretor da Faespe, que completou em agosto, um ano a frente da Fundação disse que vem cumprindo metas de gestão. Entre elas citou as parcerias que vem sendo firmadas para auxiliar os projetos de pesquisa e extensão da Unemat, a regularização documental e a arrecadação das inscrições do vestibular pela Fundação. “Só com essa ação deixa de sair do orçamento da Unemat cerca 1,2 milhão”, explicou Danzer.



 



 


Por: Hemilia Maia