Imprimir
Prefeitura e Unemat realizam nova audiência para construção do Plano de Mobilidade Urbana


Nesta quarta-feira (17) a Prefeitura Municipal de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizam a segunda audiência pública com a população para discutir a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município. A audiência será no Centro Cultural, às 19h30.



A secretária municipal de Planejamento, Nelci Eliete Longhi, explica que é fundamental que a população participe. “Essa é uma ação que tem por objetivo a melhoria nas condições de mobilidade de todos os cidadãos que vivem e que transitam pela nossa cidade, por isso, sua participação é muito importante”, ressalta.



No início de setembro, ocorreu a primeira audiência pública para tratar da mobilidade, na oportunidade foram apresentados os estudos e as pesquisas realizadas sobre as condições atuais. Nesse segundo encontro a equipe de professores e acadêmicos da Unemat que estão coordenando esse projeto devem apresentar algumas sugestões e propostas de mudanças para discussão com a população.



O coordenador do Projeto de Mobilidade Urbana, professor doutor Evaldo Ferreira, lembra que de acordo com a lei 12.587/2012, Cáceres é um dos municípios que tem até abril de 2019 para possuir um plano de mobilidade que atenda as recomendações do Ministério das Cidades. Entre as principais recomendações está a necessidade de que os municípios, ao construir sua legislação, priorizem os meios de transporte não motorizados e o transporte coletivo, e que preveja a integração entre os diferentes meios de transporte.



Os interessados em conhecer o diagnóstico e demais documentos sobre o Plano de Mobilidade Urbana para Cáceres podem acessar o link: http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/ . Ao acessar o portal do Plano Diretor, os interessados em saber mais sobre o projeto de Mobilidade Urbana, deverão clicar na logo do projeto de Mobilidade e acessar a documentação.



 “É importante que a população conheça a realidade de Cáceres, participe das que estamos fazendo para o município no que diz respeito a mobilidade urbana. Esse é sem dúvida um projeto que impacta diretamente a vida da população porque todos nós, com mais ou menos frequência realizamos mobilidade urbana, para ir ao trabalho, a escola, a passeio”, afirma o professor Evaldo.



O Plano de Mobilidade Urbana está em fase de construção e faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura e a Unemat com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) que prevê ainda a readequação do Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e a Reestruturação Fiscal e Tributária do município.



Para mais informações acesse:  http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/


Por: Lygia Lima