Imprimir
Unemat participa da Formação Continuada dos Conselheiros Tutelares e de Direitos


No dia 28 de maio foi realizado o II Seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão do "Curso de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e Adolescentes e dos Conselheiros Tutelares" com a presença de conselheiros de 33 municípios mato-grossenses e da presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MT), Lindacir da Rocha Bernardon.



O Curso objetiva prover a Formação Continuada aos Conselheiros de Direitos das Crianças e Adolescentes e Tutelares de Mato Grosso, para fortalecer o Sistema de Garantia de direitos. A estrutura administrativa, didática e o financiamento do curso é feito pela Escola de Conselhos de MT por meio de recursos do convênio entre a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso (SDH-MDH/Setas-MT) e gerida pelo Grupo Gestor da Escola de Conselhos de MT "Rosarinha Bastos", da qual a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é membro.



O coordenador geral do curso na Unemat, o servidor Guilherme Angerames Rodrigues Vargas, mestre em Educação, afirmou que o Curso é uma oportunidade para o desenvolvimento de políticas públicas no Estado. "Atender a área de Direitos Humanos, faz da nossa experiência institucional a base para formação de diversas ações de impacto no estado", explicou Guilherme.



As ações de formação da Escola de Conselhos vem sendo desenvolvidas em módulos. O curso de 200h é dividido em três módulos presenciais e um a distância com 4 seminários avaliativos para apresentação do trabalho final e cerimônia de entrega de certificados.



O II Seminário, realizado no município de Cuiabá onde está localizada a sede da Escola de Conselhos, foi coordenado pela pedagoga Giovana Nascimento, da Escola de Conselhos de Mato Grosso que agradeceu a participação dos 107 conselheiros no seminário e os parceiros. "Agradeço a equipe maravilhosa de professores da Escola de Conselhos e a Unemat que não mediram esforços para atender o curso", reforçou Giovana.



 


Por: Hemilia Maia