Imprimir
Pós-Graduação em Ciências Ambientais realiza aula magna com ex-coordenador da Capes


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na tarde de hoje (7) a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Com o tema ‘Interdisciplinaridade na Área de Ciências Ambientais’, a aula foi ministrada pelo professor Carlos Alberto Cioce Sampaio.



Carlos Alberto Cioce Sampaio foi coordenador da Área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2016 e 2018, e de coordenador-adjunto da mesma área entre 2012 e 2016, além de membro do Conselho Técnico Ampliado da Capes entre 2016 e 2018.



Carlos também é professor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), além de colaborador do Mestrado em Desenvolvimento à Escala Humana e Economia Ecológica da Universidade Austral de Chile (UACh). Carlos é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Participaram da aula magna os alunos de mestrado e doutorado do PPGCA, além de coordenadores dos outros Programas de Pós-Graduação e de cursos de graduação da Unemat, uma turma do curso de Ciências Biológica da Unemat em Cáceres e a reitora da Instituição, professora Ana Maria Di Renzo.



“Além de tratar do tema da interdisciplinaridade na área de Ciências Ambientais, também falamos sobre os aspectos mais sociais”, explica Carlos Alberto. “A ideia é que fique claro que programas de pós-graduação devem ter vínculo com projetos que tenham impacto social na região onde eles estão localizados. O programa não serve apenas para produzir pesquisa, mas também para gerar impactos na sociedade”, afirma o professor.



“Nós temos um programa de mestrado e doutorado em ciências ambientais, programa interdisciplinar, que trabalha com a multidisciplinaridade, nós



“Temos o objetivo de transformar nosso programa em conceito 5 da Capes e estamos trabalhando na questão da continuidade e da manutenção das publicações de alto nível, das defesas e ampliando a interdisciplinaridade do programa. Então, nós convidamos para esta aula magna uma pessoa que foi coordenadora vários anos desta área na Capes, pois esperamos que ele possa conhecer o nosso centro de pesquisa, nossos professores e alunos, para que possamos fortalecer os grupos de pesquisa e, assim, conseguir o conceito 5 na próxima avaliação quadrienal”, explica a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Áurea Regina Alves Ignácio.



“A visita do Carlos Sampaio à nossa universidade reforça os nossos propósitos de trabalhar para aproximarmos nessa relação de parceria com os comitês de área da Capes e andar a par com toda a nossa área no Brasil”, afirma a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo.


Por: Nataniel Zanferrari