Imprimir
Alunos da Unemat e Caps mobilizam sociedade à reflexão em Diamantino


Em alusão ao dia em que se comemora o combate a Psicofobia, preconceito contra quem possui doença ou transtorno mental, os estudantes dos cursos de Enfermagem e Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Diamantino, participaram da mobilização da sociedade diamantinense na última quinta-feira (12).  O evento ocorreu na praça Major Caetano Dias em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps1) da Secretaria de Saúde de Diamantino.



Os estudantes de Educação Física, do 6° semestre, coordenaram atividades físicas sob orientação da professora Maria Amélia Peres e os estudantes de Enfermagem do 8°semestre, apresentaram trabalhos relacionados a temática sob a coordenação das professoras Grasiela Botelho, Nêmora Barros e Laiza Castelli. Também fizeram parte das atividades as rodas de conversa entre sociedade, estudantes e profissionais de saúde, as apresentações musicais de alunos das escolas municipais e a participação dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).



Segundo a coordenadora do projeto, Nêmora Barros, o evento buscou  "estimular cultura contra o preconceito a pessoa que vive com doença ou transtorno mental e promover a interação dos estudantes junto ao movimento, contribuindo com a formação mais humanística dos futuros profissionais de saúde".



A assistente social e coordenadora do CAPS, Verônica Xavier expôs que proposta do Caps com a adesão à Campanha Nacional de Enfrentamento à Psicofobia é trazer visibilidade para o tema e convidar a população de Diamantino a refletir. "O preconceito causa sofrimento e é muitas vezes um grande obstáculo para as pessoas que precisam buscar ajuda. Além da reflexão convidamos ao  combate à discriminação e todas as formas de preconceito contra pessoas com transtorno ou deficiência mental", concluiu Verônica.



"A intenção de inserir os acadêmicos partiu da consciência de que a universidade é um local privilegiado para a proposição destas reflexões e que enquanto futuros profissionais é importante que participem e conheçam a realidade dos espaços que em breve ocuparão. A troca entre ambos espaços é fundamental, elucidando questões técnico-operativas, enquanto a academia nos auxilia com o frescor das ideias que somente o campo teórico-metodológico pode conferir à prática", reforçou a coordenadora do Caps.



12 de abril - Na data é comemorado o dia de combate a Psicofobia em referência ao nascimento do artista Chico Anysio, patrono da campanha contra a Psicofobia e do projeto “A sociedade contra o preconceito”.



 


Por: Hemilia Maia com Assessoria