Imprimir
Faculdade Indígena Intercultural retornará as atividades em julho


Indígenas de 23 etnias de Mato Grosso, estudantes da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizarão a eta­pa de estu­dos pre­sen­ci­ais em julho deste ano. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (12.04), durante reunião realizada entre a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, e a Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.



Um novo plano de trabalho, definido entre Unemat e Seduc, garante a regularidade no desenvolvimento das atividades previstas no curso. O Termo de Cooperação atende a 120 alunos indígenas dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Pedagogia Intercultural Indígena, que ingressaram na Faculdade em 2016.



Os cursos indígenas, com estrutura diferenciada, são divididos em etapa de estudos presenciais e etapas intermediárias. As aulas são realizadas no câmpus da Unemat em Barra do Bugres, durante o período de férias escolares dos professores indígenas. Já nos períodos intermediários, os acadêmicos desenvolvem etapas nas escolas localizadas nas próprias aldeias, com a supervisão de profissionais da Unemat.



A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, reforçou que é sempre muito gratificante poder trabalhar essa política indigenista. “Todos os parceiros são importantes na construção e condução da política de formação de professores indígenas em Mato Grosso e a Unemat não tem medido esforço para atender essa demanda oriunda dos povos indígena do estado”, afirmou.



Faculdade Indígena- Mais de 450 educadores indígenas já concluíram curso superior por meio da Faculdade Intercultural Indígena da Unemat. “Ter uma política de formação de professores e profissionais indígenas na Unemat toda a instituição sai ganhando, pois é através do diálogo com as comunidades indígenas que vamos aprendendo como fazer uma Educação Superior Indígena específica e diferenciada a partir da escuta”, disse o diretor da Faindi, professor Adailton Alves de Silva.



Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o projeto também conta com o apoio do Plano Nacional de Professores (Parfor) do Governo Federal.



Participaram da reunião, além dos citados, a Secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewesk, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat (PROEG), Vera Maquêa, e o Pró-reitor de Gestão Financeira (PGF), Alexandre Gonçalves Porto.



 



 


Por: Danielle Tavares