Imprimir
Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte apresenta relatório anual
Dentre as atividades desenvolvidas pelos Leape estão cursos para o comunidade, como o de futebol americano e voleibol realizados em fevereiro


O Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) finalizou e apresentou o relatório anual referente a 2017. Entre alguns dos números que representam os objetivos alcançados pelo Leape estão 32 artigos publicados em periódicos científicos tanto no Brasil quanto no exterior, 7 livros e capítulos de livros e 27 resumos publicados em congressos nacionais e internacionais.



O Leape também organizou a 1ª edição do Fórum Internacional de Pedagogia do Esporte (Finpe) da Unemat e recebeu quatro pesquisadores visitantes que desenvolveram diversas atividades entre conferências, palestras, cursos e orientações. Além disto, o Laboratório desenvolveu diversas ações extensionistas como palestras, minicursos e escolas de esporte. Também, em parceria com a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Sael-Mt), pesquisadores e alunos avaliaram 3 mil jovens atletas do Estado de Mato Grosso.



Na avaliação do coordenador do Leape, professor Riller Reverdito, todos os objetivos propostos para o ano foram alcançados, o que representa um expressivo crescimento e consolida o Laboratório como um espaço significativo para o desenvolvimento acadêmico-científico. “Para os resultados positivos em 2017 foi importante a ampliação da colaboração com pesquisadores de outras instituições no Brasil e no exterior, além do ingresso de estudantes em nível de mestrado e o fortalecimento da Iniciação Científica”, explica o coordenador. “Os estudantes têm assumido o protagonismo de diferentes atividades, indo do rigor metodológico à comunicação científica e, o mais importante, compreendendo que o sentido daquilo que estamos fazendo está em tornar a vida das pessoas melhor”, afirma Riller.



 



Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte



O Leape é um grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), que tem como principal interesse a Pedagogia do Esporte, buscando investigar e intervir para promover uma prática esportiva de qualidade, capaz de alcançar os diferentes contextos, personagens, significados e finalidades. Tem como principal característica o caráter interdisciplinar, participando pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento.



Atualmente, o Leape conta com a colaboração de 12 pesquisadores mestres e doutores, 19 alunos de Iniciação Científica e mestrandos e quatro colaboradores doutores estrangeiros. Integra a Rede de Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Rede Cedes) do Ministério do Esporte, e desenvolve projetos em colaboração com pesquisadores de instituições no Brasil e Exterior. Possui projetos com apoio financeiro do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação, da Rede Cedes do Ministério do Esporte e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).



 



Mais informações sobre as atividades do Leape podem ser acessadas na página do próprio Laboratório, clicando aqui, e na página do DGP, clicando aqui.


Por: Nataniel Zanferrari