Imprimir
Professora da Unemat fará palestra na UFMT sobre as relações entre animais humanos e não humanos


Eveline Baptistella, professora do curso de Jornalismo  da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea, falará sobre “Animais e fronteiras: a inserção dos animais na esfera ética da mídia” durante o Seminário “Animais como sujeitos: perspectivas e direitos na relação entre humanos e não humanos”.  O evento promovido pelo grupo de pesquisa da UFMT Banalidades Cotidianas (Baco) será realizado na quarta-feira (28) no Auditório do Instituto de Educação, sala 68, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).



De acordo com a professora Eveline “As relações entre animais humanos e não humanos vão do amor ao ódio, do cuidado à indiferença. A mídia é justamente uma das instâncias em que estas diferentes realidades são mais presentes, pois cabe ao jornalismo, por exemplo, retratar as questões sociais ligadas a essa convivência. Apesar de vermos um fortalecimento no discurso em torno de uma nova consideração ética em relação aos animais, na mídia essa reflexão ainda está dando os primeiros passos. Nossa proposta é pensar na representação e na voz que os animais recebem nos meios de comunicação”, explica Eveline.



Durante o seminário o grupo de pesquisa fará debate sobre relações, ética, direitos e convivência entre humanos e animais não humanos. Eveline lembra que eles são a bola da vez. "Em um momento em que grupos de proteção aos animais ganham cada vez mais força política e também votos; em que mais e mais pessoas se declaram adeptas das dietas veganas ou vegetarianas; e que o noticiário diário ressalta o aspecto criminal do abandono e dos maus tratos, eles são a pauta do dia: os animais", reforçou a professora.



Juliana Abonizio, coordenadora do Baco, professora da UFMT e doutora em Sociologia explica que “O evento busca discutir esse novo panorama de mobilização para ampliar os direitos dos animais, e também as posturas éticas que são adotadas em relação a eles”. 



O evento, que começa às 19h30, terá duas palestras, e depois um debate aberto ao público. A professora Ana Paula Perrota, doutora em Sociologia e Antropologia, pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tratará “Sobre agência animal e a questão moral: o que dizem os direitos dos animais”



“A chamada questão animal adquire cada vez mais espaço enquanto tema privilegiado de análise nas Ciências Sociais. Esse assunto traz diferentes discussões epistemológicas, que colocam em cheque a tradicional divisão entre as ciências naturais e humanas. Entretanto, a questão animal nos coloca também desafios éticos e políticos, que podem ser observados na atuação dos defensores dos animais. Tendo em vista esse panorama, pretendo discutir sobre como os defensores fazem da questão animal não apenas um problema epistemológico, mas um problema político que visa transformar a moral e o direito no que se refere às normas e valores que orientam a relação entre humanos e não humanos”, afirma a pesquisadora Ana Paula.



A mediação do Seminário será feita pela mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea Patrícia Pazini, que pesquisa as interações entre humanos e bovinos no contexto dos abatedouros.



O evento é aberto para toda a sociedade e não é preciso fazer inscrição prévia. Os participantes irão receber certificado.



Mais informações com Patrícia Pazini, pesquisadora do grupo Baco,  pelo telefone (65) 98132.7777



 


Por: Paula Galetti e Hemília Maia