Imprimir
Publicações científicas podem utilizar Identificador Digital (DOI) institucional da Unemat


Revistas e publicações científicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) poderão, a partir de agora, utilizar o Identificador Digital de Objetos (DOI) institucional. O DOI representa um sistema de identificação único e exclusivo para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral.



O DOI (Digital Object Identifier) é uma sigla em inglês que significa Identificador Digital de Objetos. Ele não é um número aleatório, mas sim um código alfanumérico individual que, ao ser depositado nos trabalhos ou artigos científicos, garante que estejam sempre disponíveis para consultas. É também utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica, o que facilita a contagem de citações, entre outras melhorias.



Como usar? Na Unemat, todas as revistas, artigos, anais de eventos utilizarão o prefixo único: 10.30681. Os números DOI indicam o prefixo do provedor, o ISSN da publicação e informações específicas do artigo, como volume e fascículo, numeração de páginas e ano de publicação.



Para passar a utilizá-lo, os organizadores dessas publicações científicas e acadêmicas devem apenas inserir o número DOI da Unemat no periódico. Não há nenhum custo. Todo o processo para cadastramento e obtenção dos serviços já foi realizado.



Por que usar? Com o DOI, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poderá encontrar facilmente e sempre acessar trabalhos, aumentando a visibilidade de uma produção. Ou seja, mesmo que a URL do periódico científico, plataforma de anais de eventos ou site seja alterada, os trabalhos não se perdem porque estão seguros com link único e permanente, o que também evita duplicações do texto, acelera o processo de checagem e contagem de citações.



“Com a modernização e a divulgação dos meios eletrônicos de alimentação de currículos, como o Lattes, e a necessidade de simplificação dos métodos de alimentação de informações, haver um número DOI é praticamente obrigatório”, afirmou Walter Clayton de Oliveira, da Supervisão Central de Bibliotecas da Unemat. 



No Brasil, a plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo, utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus currículos lattes.



Saiba mais: A obtenção das certificações foi iniciada na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e agora, após o processo de cadastramento e obtenção dos serviços, a Supervisão de Bibliotecas da Unemat assume a responsabilidade de gerenciar e orientar os editores das revistas eletrônicas da Unemat.



Outras informações podem ser obtidas no e-mail bibliotecas@unemat.br e no telefone (65) 3615-1601.



 



 



 



 


Por: Danielle Tavares