Imprimir
Unemat recebe pesquisadores de Portugal e França


A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu nesta semana os professores Carlos Gonçalves (Universidade de Coimbra, Portugal) e Serge Elói (Universidade Paris Est Créteil, França) para uma série de palestras e cursos na instituição.



A vinda dos professores pesquisadores foi possibilitada pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat, uma vez que os mesmos atuam como colaboradores no projeto de pesquisa: “A experiência e percurso dos jovens atletas do estado de Mato Grosso no esporte: estudo longitudinal e multidimensional”, que é coordenado pelo professor Riller Silva Reverdito (Unemat) e tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).



Na manhã desta quinta-feira, os dois professores europeus foram recebidos pela reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo, e pelos pró-reitores de Ensino de Graduação; Pesquisa e Pós-graduação e de Gestão Financeira, Vera Maquêa, Rodrigo Bruno Zanin e Alexandre Porto. Na oportunidade a reitora apresentou a Unemat para os visitantes e destacou a importância da parceria estabelecida a fim de abrir novas oportunidades tanto no ensino, como na pesquisa e com vistas a propiciar mobilidade acadêmica tanto para os professores da instituição como para os acadêmicos.



A reitora lembrou que apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelas universidades brasileiras é preciso resistir e lutar. “Nesse sentido, o estabelecimento de parcerias internacionais é fundamental para que possamos desenvolver ações, projetos que beneficiem a sociedade e que promova uma formação também política, para além da formação técnica”, afirmou Ana Di Renzo.



O professor Riller Reverdito, destacou que a vinda desses professores estrangeiros visa o estabelecimento de uma rede de cooperação e estudos que vão resultar em publicações e produtos de forma mais abrangente. “Em um mundo cada vez mais globalizado e transformações que alcançam intensamente diferentes dimensões das atividades humanas, a colaboração e intercâmbio são fundamentais para proposição e consolidação de agendas que nos permitam alcançar objetivamente as pessoas nos diferentes contextos. Nesse sentido, objetivamente, a vinda dos pesquisadores permitiu compartilhar experiências positivas no âmbito da prática esportiva para os jovens no Brasil-França-Portugal”, avalia o professor Riller.



A agenda de atividades que vem sendo desenvolvida pelos pesquisadores europeus junto a Unemat envolve conferências, orientações de estudantes de Iniciação Científica e de pós-graduação (mestrandos e doutorandos), videoconferências, palestras, reuniões com professores e aulas abertas, entre os dias 26 de fevereiro e 06 de março.



Os professores são reconhecidos internacionalmente pelo interesse por estudos em pedagogia do esporte, especialmente da prática esportiva para os jovens e metodologia para o ensino dos esportes coletivos.



De acordo com o professor o foco é buscar soluções e estabelecer parcerias, tanto que por meio do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) já foram realizados três encontros com professores de Portugal, Espanha e agora novamente com Portugal e França.  “O Leape tem mobilizado esforços com a finalidade de promover ações em colaboração com instituições no Brasil e Exterior, envolvendo pesquisadores e alunos (graduação e pós-graduação), projetos de pesquisa, publicações (livros, capítulos de livros) e participação em eventos científicos. Informações sobre as ações do Laboratório estão disponíveis no link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2533356929069923 e http://caceres.unemat.br/portal/facis/laboratorio-de-estudos-aplicados-em-pedagogia-do-esporte-leape/



 


Por: Lygia Lima