Imprimir
Unemat e Prefeitura iniciam sensibilização do plano diretor junto à sociedade de Cáceres


Qual imagem você tem da cidade? Quais seus problemas e suas qualidades? Como melhorar o lugar onde vivemos? A partir dessas indagações a Prefeitura Municipal de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vão iniciar o processo de apresentação do plano diretor para a população de Cáceres. A ideia é envolver crianças nas escolas e também os moradores nas próprias comunidades.



As atividades devem acontecer a partir de março e serão realizadas inicialmente em três escolas municipais com crianças do 3º ao 5º ano e também em três bairros do município, e serão coordenadas por professores da Unemat, bolsistas e servidores da prefeitura municipais.



A secretária municipal de Planejamento, Nelci Eliete Longhi explica que é fundamental que toda a população se sinta engajada e participe das discussões do planejamento da cidade. “Nosso objetivo é construir um plano diretor que contemple as necessidades de Cáceres e que possa comportar a cidade que nós queremos nos próximos 25 anos. Por isso, planejar é fundamental e para planejar é preciso conhecer a realidade que temos hoje”, enfatiza.



O plano diretor é uma das atividades que a Unemat vem desenvolvendo para a prefeitura dentro de um grande convênio que prevê também o Cadastro Multifinalitário, o Plano de Mobilidade Urbana e a Reestruturação Fiscal e Tributária. Antes de iniciar as discussões sobre o plano diretor a Unemat já realizou um diagnóstico preliminar que está disponível para ser acessado no portal da prefeitura no endereço: www.caceres.mt.gov.br e que será apresentado para a população a fim de que o novo projeto seja uma construção coletiva.



O professor doutor João Sanches, da Unemat, que coordena o projeto do Plano Diretor explica que as atividades nas escolas devem apresentar para as crianças a importância do planejamento das cidades por meio de atividades lúdicas como desenho e jogos a fim de instigar desde cedo essa conscientização coletiva. Já nas reuniões nos bairros a ideia é apresentar os principais pontos do plano diretor e realizar oficinas de formação e debate.



 


Por: Lygia Lima - Assessoria