Imprimir
Periódico espanhol publica artigo de aluna de Educação Física da Unemat
A aluna Jéssica Cristiani ao lado do orientador, Riller Reverdito


A aluna da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Jéssica Cristiani, teve artigo de sua autoria publicado no período científico E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (do espanhol, E-Handebol.com: Revista de Ciências do Esporte). Jéssica é graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.



O artigo foi publicado no idioma espanhol com o título ‘Clubs sócio-desportivos em um municipio brasileño: Espacio, equipos y contenidos’ (do espanhol, ‘Clubes socioesportivos em um município brasileiro: Espaço, equipamentos e conteúdos’) e é resultado do seu projeto de Iniciação Científica, com orientação do professor Riller Reverdito.



O estudo foi realizado nos clubes socioesportivos do município de Cáceres, com o objetivo de descrever os espaços, equipamentos e conteúdos da prática esportiva. O resultado apontou que a estrutura disponível está sendo pouco utilizada, considerando o potencial disponível para a prática esportiva no município. Também, no âmbito das Políticas de Esporte, a necessidade de um estudo de viabilidade para ampliar a participação dos clubes enquanto espaços para o acesso a prática esportiva.



O artigo tem a participação dos pesquisadores João Carlos Martins Bressan e Riller Reverdito, da Unemat; Larissa Rafaela Galatti, da Universidade de Campinas (Unicamp); e Benjamín Longarela Pérez, da Universidade da Corunha, na Espanha. O artigo teve apoio do Programa de Iniciação Científica (Probic) da Unemat e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).



A aluna iniciou atividades de Iniciação Científica e participação no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) já no primeiro semestre no curso de Educação Física, como voluntária. Atualmente, possui em seu currículo a participação em congressos nacionais e internacionais, além da colaboração em diversas atividades acadêmicas-profissionais.



“Destacamos o papel da Iniciação Científica na formação acadêmico-profissional, bem como a importância de compartilhar com a comunidade o seu produto”, explica o orientador de Jéssica e diretor do Leape, Riller Reverdito. “Também, a participação em grupos de pesquisa tem se mostrado um importante espaço formativo, permitindo explorar conteúdos, competências e habilidades que transcende ao ambiente de sala de aula. Assim, o artigo é consequência de um intenso e longo processo de formação, que exigiu dedicação e esforço”.



O artigo pode ser acessado clicando aqui.



Os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte podem ser conhecidos clicando aqui.


Por: Nataniel Zanferrari