Imprimir
Pesquisadores em Educação de Surdos avançam em proposta de mestrado


A Universidade do Estado de Mato Grosso reuniu pesquisadores, professores da instituição e da rede para avançar nas discussões sobre o fortalecimento e a produção de conhecimento sobre Educação de Surdos.



Representantes das três Instituições de Ensino Superior Pública de Mato Grosso: Unemat, UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) participaram do encontro ocorrido nesta sexta-feira (08) em Cáceres. O vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes Torres destacou a importância de garantir uma educação inclusiva e apoia a iniciativa da Unemat em compor a Rede de Pesquisadores em Educação de Surdos (Redes-BR). A Redes conta além das três IES de Mato Groso com outras instituições brasileiras como a Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Rondonia e Universidade Federal do Rio de Janeiro.



A proposta da Redes é ampliar a produção científica com a publicação de dossiês, na Revista Ecos, da Unemat, com foco na produção de conhecimento em Línguas, Libras, Cultura Surda, Literatura Surda, articulada ou não com o ensino. Entre as discussões para a publicação de artigos e do dossiê é que pelo menos o autor principal seja um pesquisador surdo. A partir dessas publicações a Redes deve formalizar a proposta de um mestrado profissional em rede visando a formação de pesquisadores. A professora Nilce Maria da Silva, que representa a Unemat na Redes – BR explica que as vagas desse mestrado profissional devem ser destinadas, preferencialmente, para surdos e em caso de vacância se abrirá para outros interessados na temática como interprete de libras e demais pesquisadores.



Os representantes do IFMT, Rafael de Araujo Lira e Tânia Maria de Lima, da UFMT também participaram da reunião de trabalho.



Sobre a Redes - BR



A Redes-BR foi criada por iniciativa de professores pesquisadores do Estado de Mato Grosso, como Rede de Pesquisadores em Educação de Surdos de Mato Grosso (Redes-MT), com o propósito de potencializar o desenvolvimento de pesquisas interinstitucionais e interdisciplinares no campo dos estudos surdos, divulgar produções acadêmicas e promover eventos nessa área visando à efetivação das políticas de inclusão. A Redes-MT é integrada profissionais da Unemat, da UFMT e do IFMT, além da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo Professora Arlete Pereira Miguelette (Ceaada) e do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).



 


Por: Lygia Lima