Imprimir
Unemat realiza primeira defesa de doutorado institucional
Jesuíno Arvelino Pinto, professor da Unemat em Alto Araguaia, defendeu a tese ontem (30) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, de Tangará da Serra


Ontem (30), foi defendida a primeira tese de doutorado de um Programa de Pós-Graduação Institucional da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Jesuíno Arvelino Pinto defendeu a tese ‘A construção do espaço literário em ‘Selva trágica’ de Hernâni Donato’ pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), do Campus Universitário de Tangará da Serra. Jesuíno é professor no Câmpus Universitário de Alto Araguaia.



O doutorado do PPGEL foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no segundo semestre de 2013, e teve início no ano seguinte.



A banca de qualificação aconteceu no dia 28 de agosto, com a participação dos professores Agnaldo Rodrigues da Silva, da Unemat, e Jacqueline Penjon, da Universidade Sorbonne Nouvelle (Universidade de Paris III), da França.



Na defesa, compuseram a banca os professores Agnaldo Rodrigues da Silva, da Unemat; Benjamin Abdalla Junior, da Universidade de São Paulo (USP); João Batista Cardoso, da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Maria Fernanda Brasete, da Universidade de Aveiro, de Portugal.



A tese foi orientada pela professora Vera Maquêa, que considera esta defesa um marco na história da pós-graduação da Unemat. “Ela representa uma conquista emancipatória da Instituição, construída com parcerias com tantas outras Instituições de Ensino Superior do país, em especial da USP, bem como é resultado do investimento feito pela Unemat na formação de seus professores e que, hoje, pode oferecer cursos de pós-graduação institucionais, com seus próprios docentes, em várias áreas do conhecimento”, disse Vera.



“Nosso programa acaba de divulgar o resultado da seleção para alunos ingressantes no mestrado e no doutorado. Com o primeiro doutor formado pelo PPGEL, inauguramos um novo ciclo”, explica o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, professor Aroldo José. “Continuamos empenhados em aprimorar nosso trabalho e melhorar cada vez mais o Programa. Sinto-me honrado por fazer parte desta história e por coordenar o PPGEL neste momento de conquistas”, disse Aroldo.



“A defesa do primeiro aluno de doutorado de um programa criado na Unemat é mais um resultado de uma política acertada na qualificação docente, que coloca a Universidade e sua pós-graduação em um estágio mais maduro e consolidado para a produção de ciência e formação de recursos humanos no Estado de Mato Grosso”, defende o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin.


Por: Nataniel Zanferrari