Imprimir
Reitores manifestam apoio à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, professora Ana Maria Di Renzo, assinou juntamente com demais reitores das Universidades Estaduais e Municipais uma carta de apoio à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em razão da grave crise que assola a instituição. Os servidores da IES enfrentam atrasos salarias há dois anos e vem sofrendo com a falta de investimento por parte do governo.  



Abaixo a nota na íntegra aprovada durante a 61ª reunião da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) ocorrida em Roraima na última semana (22 a 25) de novembro em Boa Vista. 



CARTA DE APOIO A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DE NORTE



Nós, reitores filiados à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), reunidos no 61º Fórum Nacional, manifestamos nosso apoio e solidariedade à todos que compõem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pelo momento que estão vivendo, com dois anos de atrasos salariais, situação que levou sua categoria docente a deflagrar greve no último dia 10 de novembro.



Importante instituição de ensino superior da região Nordeste, a UERN é uma das universidades que têm cumprido muito bem seu papel social junto à população do Rio Grande do Norte, em seus 49 anos de existência, principalmente àquelas pessoas que vivem em pequenas cidades do interior do estado. A interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade tem sido uma base vital da existência das universidades estaduais e municipais do Brasil.



Compromissadas com o desenvolvimento de regiões distantes da capital, as universidades estaduais e municipais têm sido forte elemento propulsor do desenvolvimento regional, justificando cada vez mais a necessidade de investimento por parte dos governos estaduais. Entretanto, o que temos acompanhado é uma angústia diária de algumas destas instituições, devido ao fato de não serem assumidas como prioridades nas políticas de governo em seus Estados.



Reafirmamos, portanto, a necessidade urgente de que cada estado passe a enxergar suas universidades com a atenção e o respeito que elas merecem. O investimento na qualidade e  na autonomia plena das universidades estaduais é a garantia de um futuro melhor para os Estados e para o povo.



Desta forma, assinamos conjuntamente esta nota, num ato de apoio e reconhecimento à importância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e de todas as universidades estaduais e municipais, não só para o povo dos seus estados, mas para o futuro da nossa nação.



Boa Vista, RR, 24 de novembro de 2017.


Por: Lygia Lima