Imprimir
Unemat lamenta a morte do líder indígena Daniel Cabixi


A Universidade do Estado de Mato Grosso lamentou a morte do líder indígena, Daniel Matenho Cabixi, da etnia paresi, ocorrida nesta quinta-feira (16).



A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, pediu um minuto de silêncio para a comunidade acadêmica presente na plenária do 3º Congresso Universitário que está em curso em Cuiabá. Ela lembrou que a Unemat, como uma universidade que se preocupa com a causa indígena, sendo a primeira na América Latina a oferecer cursos específicos e diferenciados para índios, sente a falta que o líder Daniel Cabixi fará na luta pela inclusão dos povos indígenas.



Daniel Cabixi deixou os filhos Rony, Selma, Nayara, Sirlene, Genilson e Evandro. Dois deles: Rony e Evandro são egressos da Unemat nos cursos de licenciatura específica para indígenas e enfermagem, respectivamente.



Nas redes sociais, o cacique Rony informou que o seu pai faleceu às 1:20 da manhã e que o velório deve ocorrer a partir desta tarde na aldeia Wazare  localizada em Campo Novo dos Parecis. “A família do Líder Daniel M. Cabixi e Aldeia Wazare, com muita tristeza e dor no coração e espírito, informa que mais um grande líder e pai foi ficar perto do nosso Enore/Deus”, escreveu.



Aos familiares e a todos os povos indígenas nossos sentimentos. 


Por: Lygia Lima