Imprimir
Congresso Universitário entra no 5º dia de realização


O 3º Congresso Universitário da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) entra no seu 5º dia de realização. Até o momento, foram discutidas e votadas as propostas emanadas da comunidade acadêmica de quatro dos sete eixos norteadores. O evento começou no sábado (11) e segue até a próxima sexta-feira (17) no auditório da Federação das Indústrias e Comércio (FIEMT).



As discussões são abertas a todos os interessados, mas somente os delegados eleitos para representar os três segmentos (docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos) e os delegados nato têm direito a voto. De acordo com a metodologia do Congresso Universitário, os dois primeiros dias (sábado e domingo) foram reservados para as discussões das proposituras nos grupos de trabalho. As votações iniciaram na segunda-feira (13) com o eixo graduação. Na sequência já foram votadas as propostas dos eixos: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura.                                             



Nesta quarta-feira (15) iniciaram as votações do eixo gestão, que é o maior eixo com 38 proposituras. Além deste, ainda serão apreciadas pelos delegados os eixos de política estudantil e política de financiamento.



A acadêmica Amanda Munhoz Ruhoff, que está no 9º semestre do curso de Engenharia Civil do câmpus de Sinop, destaca a importância de participar das discussões das macropolíticas. “Eu estou para me formar, e é importante essas discussões porque é um legado que a gente deixa para a nossa universidade. Eu posso não retornar a Unemat, mas quem sabe meu filho venha a estudar na universidade. Nós estamos construindo um futuro para a Unemat”, destaca.



Todas as 135 proposituras presentes no documento orientador podem ser acessadas em http://portal.unemat.br/?pg=site&i=congresso-universitario&m=plenaria-final . Após a elaboração da tese final, o documento será submetido ao Conselho Universitário (Consuni) para homologação e implementação das macropolíticas institucionais.    


Por: Lygia Lima