Imprimir
Jogos, exposições e outras coisas sobre a Matemática surpreende público
A universitária Samara Cristina demonstra experimento


“É proibido não tocar!”, esta foi a advertência que Igor, um menino de apenas seis anos, recebeu ao entrar no evento Jogos, exposições e outras coisas sobre a Matemática, que acontece de hoje até sábado (26 a 28/10), no Sicmatur, em Cáceres.



O aviso faz sentido, já que é impossível para crianças, jovens e adultos segurarem a curiosidade e a vontade de interagir, pegar, fazer desafios e perguntas sobre os mais de 70 experimentos matemáticos.



Logo na entrada, os visitantes são recebidos por painéis de ilustres matemáticos da história, como Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (1564-1642), Pierre de Fermat (1601-1665) e Leonhard Euler (1707-1783).



A intenção é mostrar que a Matemática é feita por grandes cientistas, mas também por pessoas comuns, e pode ser aplicada em lugares bem cotidianos. “A exposição é para quem gosta de Matemática e para pessoas que pensam que não sabem nada sobre essa área do conhecimento”, disse um dos organizadores do evento, Marcos Francisco Borges, docente do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim/Unemat).



Os experimentos destinam-se, principalmente, a estudantes, mas é aberto ao público em geral. Este evento consiste em um conjunto de módulos que revelam aspectos intuitivos e visuais da ciência. “A Matemática parece muito abstrata. Ao trazermos essa disciplina para o dia-a-dia, os visitantes descobrem que ela está em tudo, podendo ser uma fonte de jogos no prazer e na estética que lhe são intrínsecas”, explicou Borges.



Entre as atrações mais concorridas, um robô, a demonstração do cálculo de perímetro, o ábaco, painel de números e os óculos 3D. Mais de 20 estudantes de Matemática da Unemat e oito do IFMT atuam como monitores, sob a supervisão de seus professores. “Mais do que entender, os jovens podem compreender as aplicações da Matemática e como as fórmulas funcionam”, explica o universitário Elias Pereira, enquanto demonstra um experimento denominado Tabuleiro de Galton.



A expectativa é que mais de 2.000 pessoas visitem o local até sábado, sempre das 09h às 21, na Sicmatur. Os Jogos, exposições e outras coisas sobre a Matemática já foram montados em São José dos Quatro Marcos (24/10) e Mirassol D’Oeste (25/10), com ampla participação de estudantes de escolas públicas e particulares.



Realização- “Jogos, exposições e outras coisas sobre Matemática” é promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus Cáceres (IFMT) e secretarias municipais das prefeituras de Cáceres, Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos.



Outras informações: ceicim@unemat.br



 


Por: Danielle Tavares