Imprimir
Jornada Científica promove interação


Nesta terça-feira (24.10), primeiro dia da 8ª Jornada Científica da Unemat, foram apresentados trabalhos do XI Congresso  Interno de Iniciação Científica (Conic) e do I Seminário de Pós-graduação (Sepos). Cerca de 290 trabalhos dos 782 aprovados foram apreciados. Para a quarta-feira além dos trabalhos do Conic e do Sepos serão apresentados os do VII Seminário de Extensão (Semex) e do V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), totalizando mais 245.



Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas Thaysa Costa Hurtado, câmpus Cáceres, e Vinicius Delgado da Rocha, câmpus Alta Floresta, apresentaram trabalho por meio do Conic. Thaysa trouxe para a Jornada o trabalho laboratorial e de pesquisa que vem desenvolvendo com o intuito de produzir informações de base sobre a biologia da ave Martim Pescador Grande. Seu estudo está vinculado ao Projeto Avaliação Ecológica do Impacto do Mercúrio sobre a biota do Rio Teles Pires e Juruena desenvolvido por pesquisadores da Unemat.



Vinicius desenvolve pesquisas sobre a diversidade genética em populações naturais de Jatobá, planta presente na Amazônia do estado de Mato Grosso, visando à conservação da espécie. Para Vinicius a socialização dos trabalhos entre os colegas de Iniciação Científica é o que mais o motiva a participar.



Jaqueline Carvalho, mestranda em Ensino de Ciências e Matemática em Barra do Bugres, graduada em Matemática, também pela Unemat, veio para a jornada por meio do I Sepos. Mas ela não é estreante. Jaqueline participou da 6ª Jornada Científica, em Cáceres, como bolsista do Pibid. “Eu trouxe um recorte da minha dissertação, noções teóricas sobre o tema Aprendizagem Móvel de Matemática por acreditar que a banca fará importantes contribuições para o meu trabalho que está em construção. Outra razão é dar visibilidade ao programa que é novo”, explicou Jaqueline.



A realização da 8ª Jornada Científica em Cuiabá começou agradando alunos da própria universidade e do ensino médio de Cuiabá e Várzea Grande. Além dos corredores e estandes lotados os depoimentos dos participantes confirmam as expectativas da organização que ao trazer o evento para a Arena Pantanal objetivava maior visibilidade.



Thaysa que participa da Jornada pela segunda vez aprovou a mudança de local. “A estrutura melhorou, o ambiente está melhor, o número de pessoas visitando os painéis aumentou”. O Vinicius, que participa pela terceira vez da Jornada destacou as instalações, principalmente do alojamento. “A estrutura é bacana, próximo do evento, bem agradável”, disse o acadêmico. Os participantes do evento foram alojados no Ginásio Aecim Tocantins.



Larissa Barros, 17 anos, estudante do 2º ano da Escola Estadual Fernando Leite, em Cuiabá, estava entre os alunos que circulou pelo evento nesta terça-feira. Ela participou de palestra, visitou estandes, circulou pelos trabalhos disse ter gostado de tudo. “Aprendi coisas novas e diferentes, curti os estandes de horticultura, de adubagem, de experimentos com moscas, gazes e fertilizantes”, enumerou Larissa.



Outra aluna do 2º ano, Emilyn Lemes, 16 anos, da Escola Estadual Adalgiza de Barros, em Várzea Grande, disse que adorou a Semana e a Jornada. “O evento ajuda a escolher algo que gostamos para seguir na vida, ajuda a usar a cabeça e no aprendizado das matérias que temos na escola”, contou Emilyn que destacou os jogos de computador, de memorização e de matemática.



A programação completa da 8ª Jornada Científica está disponível no portal da Unemat. Clique aqui



Com entrada gratuita, os eventos seguem na Arena Pantanal (Setor Oeste – Portão B), das 8h às 22h até o dia 26. Realizados pela Secitec e Unemat tem como parceiros: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), EducationUSA, EduCanadá, Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 



 


Por: Hemilia Maia