Imprimir
Experiências educomunicativas da Unemat serão apresentadas no 15º SBPJor


Em “Educomunicação no ensino, na pesquisa e na extensão”, a professora Antonia Alves Pereira detalha as experiências educomunicativas realizadas no Curso de Jornalismo da Unemat durante o 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, de 8 a 10 de novembro de 2017, em São Paulo-SP, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).



As discussões são oriundas do projeto de pesquisa que averiguou a gestão da comunicação em três projetos de extensão do curso que trabalham com o paradigma educomunicativo, entre 2014 e 2017. Ao seu término, a pesquisadora constituiu o grupo de pesquisa “Jornalismo, Educomunicação e Cidadania” que congrega pesquisadores da Unemat e de outras instituições, dentre as quais: Seduc, Secitec, CEE-MT e pesquisadores da ABPEducom.



Com a proposta educomunicativa, os atores sociais envolvidos no processo se tornam produtores de cultura pela apropriação das técnicas jornalísticas e de conhecimentos de mídia e de informática.  Eles são protagonistas da ação como acontece na revista Se Liga, um projeto de extensão que leva os alunos de escolas públicas a produzirem a revista.



“Além da apropriação midiática, os protagonistas discutem as premissas educomunicativas em vista de uma postura crítica da mídia e da valorização do Outro em numa sociedade plural e diversa”, afirma a professora. É nesse contexto que a Educomunicação se aproxima das discussões do 15º SBPJor que tem por tema “Jornalismo e os Direitos Humanos”. A temática levará os pesquisadores a discutirem sobre a atuação do Jornalismo na sociedade contemporânea em sua pluralidade, pois há muitos grupos excluídos ou marginalizados que se sentem obrigados a conviverem com ataques à diversidade e aos direitos humanos, e exigem o respeito e o reconhecimento de sua diferença.



Sobre o Educom.JOR



Criado em 2017, o grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR) congrega pesquisadores da Unemat, da Seduc, do CEE-MT, da Secitec e de outras instituições interessadas, agrupados em duas linhas de pesquisa: 1) Educomunicação, Educação Básica e Diversidade; 2) Educomunicação, Jornalismo Participativo e Meio Ambiente. Dentre as repercussões do grupo, encontra-se o desafio de fortalecer o campo da pesquisa em torno da Educomunicação e Jornalismo a partir da articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão, considerando as demandas e especificidades regionais. Ao mesmo tempo em que visa consolidar a pesquisa na em nível regional, o Educom.JOR espera oferecer contribuição em nível nacional para as demandas no contexto do ensino e do campo profissional do Jornalismo.



O grupo de pesquisa está ainda vinculado à Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), já que tem entre seus pesquisadores associados da instituição.


Por: Antonia Alves Pereira