Imprimir
Movimento Figueira Cultural realiza feira em prol da Associação de Ajuda aos Animais na Unemat


Uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Movimento Figueira Cultural e a Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) realizará amanhã, quarta-feira (6), a Feirinha do Bem, feira cultural e gastronômica, em prol da AAAC. O evento ocorrerá no pátio do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, e contará com a participação de diversos movimentos, artistas e organizações. O evento também será uma forma de recepcionar os calouros que iniciaram as atividades nesta segunda-feira (4).



A Associação de Ajuda aos Animais realizará, durante o evento, um bazar beneficente, além de estarem arrecadando roupas, ração, medicamentos e produtos de limpeza aos animais. A tradicional feira que acontece às quintas-feiras no pátio da Universidade foi agregada às atividades do evento. Dentre as atrações e atividades, estão as oficinas de yoga e de slackline, além de apresentações de bandas locais, grupos de dança e movimentos universitários.



 “O Movimento Figueira Cultural nasceu em Cáceres há mais de três anos, com o objetivo de criar espaços para que a diversidade e o direito à cultura fosse ressaltado e garantido”, explica o integrante do movimento, Paulo Mateus de Moraes. “O Movimento foi criado com a intensificação de movimentos sociais que se fundamentam em projetos de vida e de sociedade divergentes da cultura hegemônica, como forma de efetivar os propósitos de justiça, educação, democratização e inclusão social”, explica Paulo.



Atualmente o grupo é composto por universitários e agentes culturais, não é custeado por empresa privada ou instituição publica e não possui fins lucrativos, além de integrar com outras organizações sociais, como o Lar dos Idosos, a comunidade LGBT, o Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia de Lourdes Gonçalves e o Coletivo de Mulheres. Hoje é reconhecido fora do ambiente universitário, veiculado pela mídia local, se estendendo a escolas de Ensino Básico e à população. O Movimento executa, entre outros projetos, o Sarau da Troca, o Sarau da Figueira, oficinas de yoga e projetos de apoio e caridade.


Por: Nataniel Zanferrari