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Unemat discute parceria e intercâmbio com escola alemã


A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Di Renzo, se reuniu na tarde desta terça-feira (22) com Katja Polnik, representante da Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, da cidade alemã de Metzingen, onde discutiram um acordo celebrado entre as instituições.



O Acordo de Cooperação de Intercâmbio de Jovens, celebrado com a Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, enviou 23 jovens alemães para Cáceres. Dos 23 jovens, 19 ficam na cidade no período de 2 a 31 de agosto, enquanto quatro dos estudantes alemães ficarão aqui pelo período de um ano, matriculados como alunos especiais na Unemat, cursando disciplinas nos cursos de Agronomia, Educação Física e Pedagogia.



Os jovens desenvolvem diversas atividades no Projeto Gonçalinho, entidade de cunho social e utilidade pública, administrado pela Sociedade Educadora e Cultura de Integração Brasil-Alemanha (Seciba). Os intercambistas alemães também visitaram uma aldeia quilombola e um assentamento chiquitano.



A Unemat providencia e garante a hospedagem dos jovens alemães em casas de voluntários em Cáceres, orienta as famílias que recebem os intercambistas e organiza atividades que possibilitem experiências socioculturais diversificadas que possam contribuir com a formação dos jovens.



Posteriormente, haverá processo seletivo para alunos da Unemat, que passarão 30 dias em Metzingen. Todas as despesas de viagem, tanto dos brasileiros como dos alemães, são pagas pela Seciba.



Participaram da reunião a pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Lúcia da Rocha Maquêa; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia Teixeira; e assessora de Relações Externas e Internacionais, Áurea Ignácio.



 



Projeto Gonçalinho



O Projeto Gonçalinho foi criado em 2001 com o intuito de desenvolver e auxiliar as crianças carentes do bairro Cavalhada III, um dos bairros mais pobres de Cáceres.



Não existiam opções de lazer e educação enquanto os meninos não estavam na escola. Visto que as famílias não poderiam pagar com seus recursos por alguém que cuidasse de seus filhos, foi criado o Projeto, para atender gratuitamente a esta demanda e fazer com que as crianças cresçam com dignidade, carinho, segurança e cidadania.



O projeto consiste não somente em tirar as crianças da rua, pois também agrega aprendizados, exemplos e experiências que servirão para toda a vida, através de um modelo diferente de convivência. Todos descobrem novas formas de aprender, que podem ocorrer em atividades como música, discussões, pinturas, jogos, colagem, entre outros. Além disso, o projeto também oferece comida diariamente, pois muitas vezes as crianças saem de casa sem ter com o que se alimentar.



A cidadania é desenvolvida através de estímulos à curiosidade, elaboração de regras de coletividade e acima de tudo muito carinho. As crianças são orientadas para que eles próprios organizem e limpem seu próprio espaço físico, e com isso aprendem noções de higiene e coletividade. Todos brincam juntos e se ajudam entre si, respeitando ritmo e velocidade individuais, para que a diversão e conhecimentos sejam multiplicados e compartilhados da melhor maneira possível.



Em 2008 foi construído um espaço próprio, e a nova estrutura proporcionou mais qualidade e um maior número de crianças atendidas. Atualmente, o Projeto Gonçalinho funciona com uma média diária de 60 crianças entre três e 12 anos, dividas entre os turnos da manhã e da tarde. Já passados mais de 10 anos, as primeiras crianças atendidas já cresceram e funcionam como multiplicadores na comunidade, que cada vez vem se tornando mais forte, social e segura.



A Seciba responde jurídica e fiscalmente pelo Projeto, e também recebe e administra as doações recebidas. Os recursos monetários provêm quase que em sua totalidade de instituições e cidadãos da Alemanha, país que também envia anualmente voluntários para trabalhar com as crianças.



Na Alemanha, existe a cooperação de instituições como a escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium e a comunidade católica de St. Bonifatius de Metzingen. Mensalmente são enviados os recursos monetários para o funcionamento básico do Projeto, através de uma parceria que vem crescendo cada vez mais com o tempo.



Os voluntários alemães são do grupo de intercâmbio entre as cidades de Metzingen e Cáceres. Eles dividem suas atividades entre o trabalho voluntário e seus estudos na Unemat. Estes jovens auxiliam não somente nas atividades com as crianças, mas também em trabalhos de melhoria de estrutura.



Atualmente o projeto conta com um programa de estágio para os universitários do curso de Pedagogia da Unemat, e tal ação possibilita mais experiência de campo aos alunos, ao mesmo tempo em que as crianças adquirem novos conhecimentos.


Por: Nataniel Zanferrari