Imprimir
Unemat visa parceria com universidades argentinas


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou nesta segunda-feira (07) do Workshop “Oportunidades de Negócio, Integração e Cooperação entre Mato Grosso e Argentina” promovido pelo governo de Mato Grosso. A intenção é ampliar parcerias com universidades argentinas a fim de estabelecer intercâmbios e troca de conhecimentos.



A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, fez uma palestra sobre a universidade durante o evento em que estava presente o embaixador argentino no Brasil, Carlos Magariños que se surpreendeu com o tamanho da instituição e com as possiblidades de atuação conjunta. “A nossa universidade tem procurado se internacionalizar de modo a contribuir com a formação dos nossos acadêmicos, estabelecer parcerias que beneficiem nossa gente. A Argentina tem muito em comum com o Mato Grosso e temos que voltar nossos olhos para o trabalho em redes”, afirma Ana Di Renzo.



No workshop, foram discutidos temas relevantes como produção, oportunidades de negócios, cooperação nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, a construção da Hidrovia Paraguai/Paraná, que ligará Mato Grosso e Argentina, além da realização road show para apresentar as potencialidades de Mato Grosso aos empresários argentinos.



O governador Pedro Taques, anfitrião do encontro, fez um panorama histórico sobre o comércio inter-regional e destacou que tem se empenhando na busca pela integração com outros países. “Nós temos muitos pontos em comum. A Argentina é uma grande produtora de proteína vegetal, mineral, e estas relações tendem a se fortalecer. A questão de logística é o grande gargalo para que os nossos produtos possam chegar ao mercado internacional”, afirmou Taques.



Além da reitora da Unemat, a assessora de Assuntos Internacionais, professora Aurea Ignácio, a coordenadora da Editora Unemat, professora Socorro Araújo e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, professor Feliciano Azuaga também participaram do Workshop.



 


Por: Lygia Lima