Imprimir
Unemat realiza ações de conscientização do aleitamento materno


O projeto de extensão Mama Ação, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, e o curso de Medicina da Instituição realizaram na manhã do último sábado (5) uma mobilização em frente ao Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes para a conscientização dos benefícios do aleitamento materno, em virtude da Campanha Agosto Dourado.



Realizada em parceria com o Grupo Acalmma, o Hospital São Luiz, o curso de Enfermagem da Faculdade do Pantanal (Fapan) e o curso técnico de Enfermagem do Instituto Educacional de Cáceres (IEC), a ação envolveu um ‘pit stop’ no semáforo em frente ao hospital, com entrega de adesivos, fitas douradas e panfletos com informações acerca do aleitamento materno, além de estande com exposição de materiais pedagógicos e trabalhos acadêmicos voltados ao tema e uma roda de conversa no Hospital São Luiz.



Desde sua criação em 2015, o projeto Mama Ação realiza parceria com os movimentos de incentivo e apoio ao aleitamento materno junto à comunidade local, firmando parcerias sólidas com as instituições e movimento da área.



 



Agosto Dourado



O Agosto Dourado, aprovado no Plenário do Senado pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) Nº 24/2017, tem o objetivo de fortalecer o movimento de incentivo ao aleitamento materno através de iniciativas voltadas a promover, proteger e apoiar a amamentação materna. A nomenclatura ‘Agosto Dourado’ é referente ao mês de agosto, que é símbolo de lutas pelo incentivo ao aleitamento materno, e ao dourado para destacar o padrão ouro de qualidade deste leite.



Neste ano, em Cáceres, o Agosto Dourado tem sido promovido a partir de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos, reuniões com a comunidade e decoração de alguns espaços com o laço dourado.  O tema do Agosto Dourado de 2017 é ‘Amamentar: Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você’, e nos reforça a importância do apoio familiar e da sociedade para fortalecer a prática do aleitamento materno, principalmente no que concerne à adesão e permanência.


Por: Nataniel Zanferrari