Imprimir
Unemat tem representação no Conselho Estadual de Cultura


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é uma das instituições que integram o Conselho Estadual de Cultura, cujos membros foram empossados na quarta-feira (26), para um mandato de quatro anos, de 2017 a 2020. A solenidade foi realizada no Cine Teatro Cuiabá e contou com a participação do governador Pedro Taques, do secretário de Cultura, Leandro Carvalho, e da representante do Ministério da Cultura, Layanne Campos.



A representante da Unemat no Conselho é a professora Marinei Almeida, assessora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Instituição. O suplente é o pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Marques do Amaral.



O Conselho é um órgão colegiado deliberativo de composição paritária, integrante do Sistema Estadual de Cultura, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e composto por 28 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes do poder público, de segmentos culturais como artes cênicas, visuais, audiovisuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música, patrimônio histórico e cultural, pontos de cultura, e dos seis territórios mato-grossenses: Araguaia, Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Teles Pires e Vermelho.



Entre as atribuições do Conselho estão contribuir para o cumprimento das diretrizes, objetivos e desenvolvimento da política estadual de cultura, acompanhar a implantação e implementação do Plano Estadual de Cultura, deliberar sobre programas de apoio e fomento à cultura do Estado, fiscalizar a aplicação dos recursos dos programas de apoio e fomento à cultura em Mato Grosso, acompanhar a institucionalização e funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, propor medidas de estímulo, amparo, valorização e difusão da cultura, bem como de proteção dos bens culturais de Mato Grosso.



Na ocasião também houve a posse dos integrantes da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que faz parte da estrutura do Sistema Estadual de Cultura e atua dentro da dinâmica de articulação e deliberação do Sistema. Tem ainda a função de assessoria técnica do Conselho para definir e pactuar mecanismos e critérios transparentes de implantação do Sistema Estadual de Cultura.


Por: Nataniel Zanferrari