Imprimir
Acadêmicos da Unemat orientam compostagem em instituição filantrópica de Alta Floresta


Acadêmicos do curso de Agronomia da Unemat no câmpus de Alta Floresta orientaram por cerca de 80 dias moradores e acolhidos do Lar Santa Isabel, localizado no bairro Panorama, no processo de construção de uma composteira. A atividade faz parte das atividades da disciplina Comunicação e Extensão Rural.



O professor da disciplina, Delmonte Roboredo, explica que o objetivo da atividade desenvolvida pelos acadêmicos Bianca Oliveira, Geice Angelozi, Lavinia Batista, Leila Corrêa, Mateus Carmo e Víctor Souza foi montar uma composteira aproveitando resíduos vegetais. O adubo orgânico produzido a partir da experiência desenvolvida pelos alunos foi reutilizado na horta da instituição filantrópica. O Lar Santa Isabel acolhe moradores de ruas e pessoas que não tem abrigo temporário em Alta Floresta.



De acordo com os acadêmicos a experiência propiciou que os ensinamentos aprendidos em sala de aula fossem aplicados de forma prática, além de conhecer e contribuir com a instituição. O trabalho foi desenvolvido no período de 06 de maio a 22 de julho deste ano.



Para construção da composteira foram utilizados restos vegetais (gramas podada retirado do câmpus I da Unemat), estercos (bovinos, caprinos e de aves) e palha de arroz. A composteira foi do tipo leira levantada em camadas intercalando resíduos vegetais com estercos para facilitar o processo de decomposição, cujo processo demora em torno de 60 a 90 dias.


Por: Lygia Lima com informações do professor Delmonte Roboredo