Imprimir
Unemat promove Seminário sobre Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (Esqualos) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento e Organizações de Práticas em Saúde (NPeps), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, promoveu o Seminário sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), com o tema ‘Organização do processo de trabalho e atenção integral’. O evento ocorreu na sexta-feira (21).



das 13 às 23 horas.



A primeira parte do evento foi uma oficina direcionada aos servidores da Atenção Primária que receberão a avaliação do Ministério da Saúde referente ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento da Atenção Primária com Ênfase na Saúde da Família, oferecido pela Unemat.



A oficina foi conduzida pela técnica da Coordenadoria de Atenção Primária (Coap) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Inês de Cássia Franco Pedrosa, com participação da gerente da Estratégia de Saúde da Família da Coap/SES-MT, Alessandra Pottratz.



Na oficina ‘Potencializando os profissionais para a avaliação do PMAQ’, Inês trouxe os principais pontos de atenção no processo de avaliação do PMAQ, disponibilizando orientações sobre o processo de avaliação e explicou os passos que os servidores devem se atentar para o atual ciclo da avaliação.



No período noturno, houve mesa redonda com o tema ‘PMAQ e sua potencialidade para a melhoria contínua no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde’, coordenada pelo professor Josué Souza Gleriano, da Unemat, e pela técnica da Secretaria de Estado de Saúde, Inês de Cássia Franco Pedrosa.



A mesa redonda expôs a avaliação e os alcances do PMAQ no Estado de Mato Grosso. A ténica Inês trouxe à tona o tema e a necessidade de refletir sobre os dados do primeiro e do segundo ciclos de avaliação, justamente pelos resultados alcançados e pela diminuição das notas que as unidades de saúde tiveram na segunda avaliação. A técnica trouxe elementos muito particulares do período e os motivos pelos quais as avaliações pautaram na redução das notas.



A segunda exposição da mesa foi proferida pela professora Laizza Cristina da Silva Siqueira Ventura, da Unemat, representando a equipe de trabalho da pesquisa ‘A atenção integral a partir da organização do processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde’, que analisou e sensibilizou as dez unidades de saúde que irão receber a avaliação do PMAQ/MS. A professora apresentou os resultados de campo da pesquisa e a matriz proposta de intervenção para as unidades.



O coordenador geral do evento e da pesquisa, professor Josué Souza Gleriano, lembrou que a valorização do tema é propícia para o cenário atual. “O debate e a presença da Coordenadoria de Atenção Primária e do Escritório Regional de Saúde estreita as possibilidades de trabalho e potencializa o papel da universidade como parceria no desenvolvimento, no caso dos serviços de saúde”, explica o professor. “Novos significados se constroem nesta troca de experiências e na interiorização do tema qualidade, que é um dos objetivos do Esqualos”, ressalta.


Por: Nataniel Zanferrari