Imprimir
Unemat inicia seminário regional em Sinop


Teve início esta manhã (25.07) a terceira etapa dos Seminários Regionais do 3º Congresso Universitário da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O seminário regional no polo Sinop reúne delegados dos câmpus de Alta Floresta, Colíder, Juara e Sinop até quinta-feira (27.07). Além dos delegados eleitos nos seminários locais, que representam os três segmentos: docentes, acadêmicos e técnicos administrativos, a comunidade acadêmica também participa das discussões, no entanto, somente os delegados votam.



O presidente da Comissão Central do Congresso Universitário, professor Tales Nereu Bogoni, frizou que “Pouquíssimas universidades no Brasil possuem um Congresso Universitário feito com tanta importância como o nosso” e a assessora da Diretoria Administrativa da Unidade Regionalizada de Sinop, Vanessa Fernandez da Silva, destacou: “Esse é o momento de usufruirmos de tanta democracia e tanta liberdade”.  



A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, citou a qualidade com a qual o Congresso Universitário vem sendo tratado. “A discussão qualificada, desde o princípio, com proposições bem calçadas, com delegados discutindo pautas conhecidas, em busca de uma universidade de excelência sem perder de vista o papel social, que a Unemat exerce com o intuito de melhorar a sociedade, pode ser visto como um trabalho para resignificar o lugar da nossa Universidade”, concluiu Maquêa.



No 3º Congresso Universitário serão definidas as macropolíticas da instituição para os próximos anos. O objetivo dos seminários regionais é a produção de uma tese regional que será encaminhada à Comissão Organizadora do Congresso Universitário para compor o documento orientador que será apresentado, discutido e votado na plenária final que acontecerá em outubro deste ano.  



Também participaram  da mesa de abertura do Seminário Regional o professor de Sinop, Almir Arantes; o professor Julio César Beltrame Benatti, presidente da Comissão Regional – Polo Sinop; o servidor Cleber Magalhães, representante do Sindicato dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (Sintesmat) e o discente Ricardo Leite Dias, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unemat-Sinop.



Grupos de trabalho: No seminário regional, os delegados se reunirão em Grupos de Trabalho (GTs) por eixo temático para analisar o documento orientador, podendo inserir proposições, não sendo possível nenhuma exclusão. Além dos delegados, os GTs poderão ter a participação da comunidade acadêmica nas discussões, com direito à voz.



Outras informações podem ser obtidas no site do Congresso Universitário



 


Por: Hemilia Maia