Imprimir
Carta Aberta do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso


O Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) de Mato Grosso, composto pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), instituições sociais alicerçadas nos princípios da democratização, transparência, inclusão, pluralidade e qualidade, reafirma o compromisso de contribuir com o processo de desenvolvimento do Estado, da região e do país.



Estrategicamente atuando nos 141 municípios de Mato Grosso, as três Instituições contam com 3024 servidores técnico-administrativos, 4311 servidores docentes, distribuídos em 37 Câmpus, 75 polos de educação a distância e 29 núcleos educacionais. Atualmente, atendem aproximadamente 77 mil alunos, em 607 cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico, nas mais diversas áreas do conhecimento. Mais de 80% do corpo docente são mestres ou doutores, que estão envolvidos em cerca de 1223 projetos de pesquisa e inovação e 877 projetos de extensão.  



O Fórum busca ampliar a interlocução com o poder público em geral e sociedade civil organizada, com vistas a consolidar uma atuação conjunta na construção de agendas e projetos estratégicos que qualifiquem ainda mais as ações das três instituições, bem como fortalecer o apoio às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável.



Construído com esforços coletivos, e a despeito de todas as limitações impostas pelas crises econômica, financeira e política, o Fórum Permanente considera fundamental, neste momento, a potencialização de alternativas conjuntas das ações estratégicas e cotidianas de cada uma das três instituições, a fim de maximizar os seus resultados, principalmente o atendimento às necessidades regionais nas áreas de pesquisa, inovação, extensão e ensino.



Reafirmamos a nossa postura de diálogo e constante empenho na busca por melhores alternativas compartilhadas e melhor atuação de todos na construção coletiva das nossas Instituições.



Neste sentido, dentre as principais ações a serem discutidas conjuntamente pelas IPES destacam-se:



1 – Formação, capacitação e qualificação de profissionais em áreas estratégicas;



2 – Ampliação das ações nas áreas da cultura, esporte, lazer e assistência estudantil;



3 – Consolidação das redes de ensino, pesquisa e extensão, com fortalecimento da internacionalização nas três Instituições;



4– Construção de agendas e projetos compartilhados;



5 – Intervenção em políticas públicas para a melhoria do Estado; e



6- Fortalecimento das IES públicas como instituições fundamentais do desenvolvimento do Estado.



 



Myrian Thereza de Moura Serra



Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)



 



Ana Maria Di Renzo



Reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)



 



Willian Silva de Paula



Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)



 



 


Por: Fórum IPES