Imprimir
Universidades públicas de Mato Grosso buscam atuações colaborativas


Gestores das três instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso estão reunidos nesta sexta-feira (07) em Cuiabá para definir ações colaborativas que visem o desenvolvimento do Estado. Esse é o segundo encontro do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior.



A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, que sediou o primeiro encontro em 2015, ressalta a necessidade das universidades públicas atuarem de forma conjunta, unindo esforços e expertises para que a população seja a maior beneficiada. “Nesse sentido as três universidades podem contribuir de forma significativa na proposição de políticas públicas estratégicas, definir pesquisas e atuações conjuntas tanto no ensino, como na extensão como na pesquisa”, afirma.



O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian de Paula, lembrou que a união das três universidades trará inúmeros benefícios para a comunidade, uma vez que as instituições poderão se unir e agregar os quadros de pessoal altamente qualificado, os programas de pós-graduação e as pesquisas que já são desenvolvidas, às vezes de forma isolada e que podem se unir e atuar de forma conjunta sem sobreposição das atuações.



A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),professora Myrian Thereza de Moura Serra,  agradeceu a oportunidade de sediar o segundo encontro do Fórum Permanente e destacou o quanto a gestão compartilhada entre as três instituições poderá resultar em melhorias para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Educação Superior no Estado de Mato Grosso.



A proposta do evento é a  divulgação, ao final, de uma carta pública em que serão colocadas como as três universidades contribuem com o estado a partir das necessidades regionais. O IFMT será o próximo a sediar o encontro em 2018, mas até lá, grupos de trabalhos formados a partir das temáticas: Ensino, Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais e Internacionais  estarão atuando e trabalhando para que os resultados dessa cooperação mútua sejam apresentados no terceiro encontro.



Além dos três reitores, pró-reitores, assessores de comunicação, de relações institucionais e internacionais e de inovação participam do encontro e dos grupos de trabalho. 


Por: Lygia Lima