Imprimir
Unemat retoma Planejamento Estratégico Participativo nos câmpus


A Universidade do Estado de Mato Grosso retoma os trabalhos do Planejamento Estratégico Participativo nos 13 câmpus da universidade. A pauta foi discutida na última sexta-feira (09) pela Reitoria, Pró-reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Comitê de coordenação do PEP com os diretores Administrativos e diretores Políticos Pedagógicos dos câmpus por meio de web conferência.



Durante a reunião online o comitê esclareceu que as ações de planejamento local iniciam neste momento devido a várias ações preliminares necessárias, como a aprovação do documento final do PEP Unemat 2015-2025 e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Unemat 2017-2021 no Conselho Universitário (Consuni) e a realização da Etapa dos Seminários Locais do 3º Congresso Universitário.



Na ocasião, a professora Elizeth Gonzaga lembrou que a implantação das estratégias e ações do PEP dependem de três vertentes: qualidade na formulação das estratégias; qualidade na escolha das estratégias básicas e qualidade decisória e administrativa da equipe que catalisa e coordena a implantação das ações priorizadas.



Caberá às comissões locais fomentar a retomada das discussões sobre a identidade e organização dos câmpus, faculdades e cursos sustentadas na missão, visão, valores e princípios da Unemat. O Mapeamento das Iniciativas Transformadoras (MIT) também será alvo de discussões das comissões locais do PEP, instrumento que possibilitará a elaboração das ações e estratégias de cada câmpus para o alcance dos objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo definidos no PEP.



De acordo com comitê o empenho e compromisso de todos os gestores e comunidade acadêmica na continuidade do Planejamento Estratégico Participativo é fundamental nessa etapa em que as especificidades dos câmpus serão integradas à política macro institucional.


Por: Lygia Lima – Assessoria Unemat e Júlio Cézar de Lara – PRPTI