Imprimir
Unemat realiza 3ª Seminário do Meio Ambiente Urbano


A interdisciplinaridade é o foco central do 3º Seminário do Meio Ambiente Urbano (Semau) que começou nesta quarta-feira (07) no câmpus de Barra do Bugres com o tema: “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” O evento é organizado pelos cursos de Arquitetura e Ubanismo e Direito do câmpus de Barra do Bugres e de Geografia de Cáceres.



O evento reúne acadêmicos dos câmpus de Cáceres e Barra do Bugres e também pessoas da sociedade para pensar as possibilidades e as intervenções interdisciplinares no contexto de formação do acadêmico.



A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, parabenizou os cursos por pensar de forma interdisciplinar. “Essa possibilidade de discutir de forma conjunta o Direito, a Arquitetura e a Geografia sobre a nossa sociedade e as nossas cidades. Precisamos romper com o pensamento de caixinhas, e devemos pensar o mundo de forma mais ampla, pois o mundo não é gavetas”, afirmou.



Na mesa de abertura do evento além da reitora, os organizadores do evento ligados aos três cursos envolvidos na organização, Vivian Lara Dan, Juliane Demartine e Tania Paula da Silva, além dos diretores das Faculdades Jane Elisa Lacombe e Mineia Cappellari Fagundes, o pró-reitor de Gestão Financeiro, Alexandre Porto, o diretor Político Financeiro e Pedagógico, Carlos Edinei de Oliveira e o servidor técnico administrativo Rivelino Linhares que está respondendo pela Diretoria Administrativa, também participaram.



A mesa de abertura foi ministrada pelo professor Alex Ferreira Magalhães da Universidade Federal do Rio de Janeiro que falou sobre: “Direito à Cidade, Planejamento Urbano, Fundiário e Habitacional”



O Seminário do Meio Ambiente Urbano nas suas duas primeiras edições ocorreu no câmpus de Cáceres. Nesta edição ocorrem duas sessões temáticas: Direitos, Territorialidades e Cidades e também Políticas Públicas Urbanas e a Cidade Sustentável, além de 11 minicursos com diversas temáticas.



Entre os palestrantes convidados de outras instituições estão os professores Maria Adélia de Souza (USP), Lucas Faulhaber Barbosa (mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Simone Rodrigues (pesquisadora Concordia University). O cacique Valdemilson da etnia Bakalana, representantes do Assentamento Antônio Conselheiro e Rafael Bento da comunidade Quilombola Baixiu) que estarão discutindo em uma mesa redonda com a temática “Movimentos Sociais e as Cidades”.



 


Por: Lygia Lima