Imprimir
Reitoria e Adunemat discutem cenários da universidade


A Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso e a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) se reuniram nesta segunda-feira (05) para discutir as possibilidades de concessão de Revisão Geral Anual (RGA), remoção docente e carreira dos professores da Instituição e sobre a proposta de criação da Faculdade Tecnológica (Fatec).



A reitora Ana Di Renzo, acompanhada dos pró-reitores apresentou os dados orçamentários e financeiros da Unemat, e afirmou que a instituição previu o impacto financeiro do RGA de 2017 dentro do PTA (Plano de Trabalho Anual). Ela lembrou que vem fazendo gestão junto ao governo para que a Unemat não tenha apenas a vinculação de receita corrente líquida, mas que possua também a autonomia de gestão.



Outro grande eixo tratado na reunião diz respeito a carreira docente, como afastamentos para qualificações, progressões de carreira entre outros pontos. A gestão informou a Associação que vem cobrando e realizando ações junto ao governo estadual para assegurar os direitos das categorias, tanto docente, como dos servidores técnico-administrativos e cita como avanço a liberação para qualificação.



No terceiro eixo tratado na pauta foram discutidas questões como remoção docente, lotacionograma, onde foi exposto que o resultado de trabalho da comissão que discutiu e apresentou o lotacionograma da universidade deverá ser publicado nesta semana pela Pró-reitoria de Administração.



Nos últimos itens da pauta foram discutidas questões como melhorias das condições de trabalho, assistência social e proteção à saúde para docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.



A reitora da Unemat reiterou que vem trabalhando arduamente na defesa da Universidade e reforçou o papel primordial que os sindicatos possuem na defesa da instituição. “Nós temos feito gestão de forma contundente para garantir nossa autonomia financeira e ampliar a autonomia da universidade para as questões de gestão e administrativa, além disso tenho todo o compromisso com a transparência, tanto que os números da Universidade são abertos e sempre que formos convocados estamos prontos para discutir a nossa realidade”, afirmou Ana Di Renzo.



Ainda em junho haverá um novo encontro entre Reitoria e Adunemat para discutir encaminhamentos. 


Por: Lygia Lima