Imprimir
Unemat inicia segundo ano do Programa Células Empreendedoras com foco em startups de impacto social


O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou nesta sexta-feira (26), no Câmpus Universitário de Sinop, o workshop ‘Educadores empreendedores’, primeira etapa de capacitação de professores universitários do Programa Células Empreendedoras. Além dos professores da Unemat, também participaram da ação docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic).



A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT), em parceria com as Universidades. Este é o segundo ano do programa no Estado de Mato Grosso. O programa é voltado à criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação e educação empreendedora em universidades, entidades públicas, empresas e escolas técnicas. O objetivo é que a academia crie produtos capazes de gerar soluções para os problemas da sociedade. Neste conceito, a educação empreendedora é um conjunto de ações onde os alunos são orientados a expandirem suas próprias ideias desde os primeiros períodos da graduação, e não apenas em uma disciplina isoladamente.



O workshop foi ministrado pelo idealizador do Programa Células Empreendedoras, professor Genésio Gomes, da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Genésio afirmou que não é possível pensar em soluções de empreendedorismo inovador que não sejam transversais e multidisciplinares. “Muitas vezes, cada professor passa uma atividade que poderia ser dialogada com outras disciplinas”, explica o professor.



O programa é ganhador do Prêmio Educação Empreendedora Brasil Endeavor/Sebrae, e do Prêmio Santander Universidades Empreendedorismo. O objetivo é que o programa estimule professores que serão agentes multiplicadores de empreendedorismo em cada instituição. A próxima etapa ocorrerá em julho, com um programa de desenvolvimento de ideias chamado ‘Maratona de Negócios de Impacto Social’. Após esta etapa, os projetos receberão auxílios de mentores através da aceleração de startups. O ciclo do programa se encerra com a participação dos melhores projetos na Campus Party Salvador.


Por: Nataniel Zanferrari