Imprimir
Unemat será única representante de Mato Grosso em Congresso Acadêmico de Defesa Nacional
A 14ª edição do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional será realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro


Uma equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participará da 14ª edição do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, que será realizada de 24 a 28 de julho na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. A equipe é formada por alunos e professor do curso de Geografia do Câmpus Universitários do Vale do Teles Pires, em Colíder.



O evento ocorre anualmente em sistema de rodízio entre as academias militares das três Forças Armadas, sendo um dos grandes eventos sobre o tema no Brasil. No total, foram selecionadas 44 equipes civis e militares de todo o país, sendo que, do Centro-Oeste, participarão cinco equipes, e somente a Unemat enviará representantes do Estado de Mato Grosso. O Ministério da Defesa irá disponibilizar para as equipes o transporte, alojamento e alimentação.



A equipe selecionada irá apresentar o artigo científico ‘A América do Sul frente aos novos desafios da cooperação em Defesa’. A equipe é liderada pelo professor Vinicius Modolo Teixeira e contará com cinco alunos do curso de Geografia de Colíder: Bruna Flávia dos Santos, Elaine de Figueredo Nery, Mayalu Kokometi Waura Txucarramãe, Moacir Apolinário da Costa e Robson Nogueira dos Santos.



De acordo com o professor Vinicius Modolo Teixeira, a oportunidade de participar do congresso é, sobretudo, uma grande satisfação. “Os alunos poderão experimentar debates de alto nível sobre questões nacionais e internacionais que envolvem os assuntos de Defesa, discutindo esses temas com profissionais e acadêmicos de todo o País e das Forças Armadas”, explica o professor. “Além disso, poderão vivenciar o dia a dia de uma das principais academias militares do País, responsável pela formação de oficiais do Exército Brasileiro”, disse Vinicius.



A iniciativa de participar do evento decorre das atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa ‘Geopolítica das organizações de cooperação em Defesa’, do qual Vinicius é coordenador, estando também vinculada às suas pesquisas na área de Geopolítica.


Por: Nataniel Zanferrari