Imprimir
Professora da Unemat desenvolve Índice de Modernização da Agricultura Municipal


A professora Elizangela Beckmann, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop, publicou o artigo ‘Indicadores da modernização agrícola do Estado de Mato Grosso’, na última edição da revista Extensão Rural, publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).



A revista possui classificação Qualis/Capes B4-Economia e B3-Interdisciplinar. O artigo é resultado de pesquisa realizada pela professora, na qual foi desenvolvido um Índice de Modernização da Agricultura Municipal, que pode servir de apoio para ações para o desenvolvimento do setor produtivo agrícola.



De acordo com a pesquisadora, os dados utilizados na estimativa dos fatores e construção dos indicadores de modernização agrícola para os municípios de Mato Grosso foram obtidos do  Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  abrangendo os 141 municípios do Estado e utilizando como variáveis a área de lavoura temporária em hectares, o número de pessoal ocupado e o número total de estabelecimentos.



“Utilizou-se a análise fatorial para extrair os fatores e hierarquizar os municípios de acordo com o nível de modernização”, explica a professora. “Foram identificados cinco fatores responsáveis pela modernização agrícola de Mato Grosso e, dentre estes, a agricultura de altos insumos se mostrou como um fator positivo na maioria dos municípios, enquanto o fator produtivo se mostrou negativo na maior parte dos municípios do Estado”, afirma Elizangela.



A pesquisa revelou ainda que o nível de modernização apresentado pela maioria dos municípios foi baixo, o que reafirmaria o caráter ainda extensivo da agricultura mato-grossense e a distribuição não homogênea da tecnologia.



O artigo completo pode ser visualizado clicando aqui.


Por: Nataniel Zanferrari e Saidy Souza