Imprimir
Unemat inicia programação de formação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inicia amanhã (19) a programação de formação e organização do Núcleo da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) na Instituição.



A progrmação tem início com o debate ‘2017, o ano prolongado do golpe: Análise das forças de poder’, às 14 horas, na sala do 8º semestre de Pedagogia. A mediação é de Laudemir Luiz Zart. Já às 19 horas, no Auditório do Câmpus Universitário de Cáceres, ocorre mesa redonda sobre formação de educadores, juventude e reforma agrária, que também é parte do ciclo de debates ‘A reforma agrária e economia solidária: Sujeitos e territorialidades’. A mesa redonda será formada pelo professor José Jonas Duarte da Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e pela professora Ilma Ferreira Machado, da Unemat. A mediação será da professora Jucilene de Oliveira Martins, da Unemat. No sábado (20), às 8 horas, haverá a organização da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cáceres.



A programação prossegue no dia 26 de maio, às 17:30 com seminário sobre agentes em economia solidária e desenvolvimento territorial-comunitário, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cáceres, com o objetivo de desenvolver a formação de agentes de economia solidária, visando a ampliação do desenvolvimento territorial-comunitário, o planejamento de ações vinculadas ao Programa de Economia Solidária, a articulação de agendas de entidades, movimentos sociais e políticas públicas desde a Baixada Cuiabana ao Sudoeste de Mato Grosso.



No dia 29, às 13:30, ocorre o debate ‘O que são finanças solidárias: Moeda social e banco comunitário’, na sala do 1º semestre de Matemática. No mesmo dia, no período noturno, ocorrerá no Auditório do Câmpus de Cáceres a mesa redonda sobre reforma agrária, comercialização e finanças solidárias, com o professor Daniel Pereira dos Santos, da UFPB, e o professor Laudemir Luiz Zart, da Unemat. A mediação será da professora Evelyn Oliveira Cardoso, da Unemat.



A programação se encerra no dia 31, às 13:30, com o debate ‘Estratégias de organização das finanças solidárias: Moeda social e banco comunitário’, na sala do 1º semestre de Matemática.


Por: Nataniel Zanferrari