Imprimir
Unemat assinará acordo com Universidade de Iowa nos Estados Unidos


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) integra a comitiva do Governo do Estado em missão oficial, esta semana, entre o dia 16 e 19 de maio, aos Estados Unidos. Com uma agenda extensa, a Unemat participará da troca de experiências e parcerias com universidades americanas.  



Nesta quinta-feira (18.05), a Unemat e a Iowa State University debatem potenciais programas de colaboração entre elas. Por telefone, a reitora Ana Di Renzo afirmou que a comitiva vai visitar o estado de Iowa para conhecer de perto a tecnologia para produção de etanol, a partir do milho. “Nós, da Unemat, vamos assinar convênio de parceria com a Universidade de Iowa, porque lá tem uma excelente experiência na tríplice hélice: universidade, empresa e sociedade”.



Além da reitora, a Unemat está representada pela professora do Departamento de Agronomia, Zulema Netto Figueiredo, doutora especialista em soja. 



A viagem faz parte da estratégia de Mato Grosso de se aproximar do país em busca da abertura de mercado aos produtos do Estado, que visa aperfeiçoar a produção agrícola mato-grossense com troca de experiências.



Também haverá encontro com a vice-governadora de Iowa, Kim Reynolds, para firmar a relação de estados-irmãos entre Mato Grosso e Iowa, um estado produtor agrícola, que tem semelhança de base econômica com Mato Grosso.



Comitiva



Além do governador, a comitiva de Mato Grosso aos Estados Unidos conta com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzcyk, acompanhados de Daniele Laurindo (Sedec); Rita Chiletto (Assessoria Internacional); Marcela Gaiva (Assessoria Internacional); Thalita Boaventura (Gcom); José Medeiros (Gcom) e o coronel Ronelson Barros (Casa Militar). O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e produtor rural, Otaviano Pivetta acompanha o governador nas agendas. 


Por: Danielle Tavares