Imprimir
Unemat participa de oficina no Arizona


A Universidade do Estado de Mato Grosso está participando da Oficina da Rede Barragens Amazônicas/Amazon Dams Network (RBA/ADN): Explorando o Programa de Gestão Adaptativa da Barragem do Glen Cayon no Rio Colorado. O evento está acontecendo nesta semana na cidade de Flagstaff, no estado do Arizona, nos Estados Unidos da América.



O professor Amintas Nazareth Rossete, do câmpus de Nova Xavantina, é membro do projeto “Rede Barragens Amazônicas: Avançando a Pesquisa Integrativa e a Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas" com financiamento da Fundação Nacional de Ciência (NSF).



A oficina visa a promoção do diálogo e aprendizado intersetorial por meio de fronteiras geográficas e disciplinares, com foco na pesquisa integrativa e na gestão adaptativa de sistemas fluviais afetados por barragens hidrelétricas nas bacias hidrográficas da Amazônia e do Rio Colorado.



Entre os participantes do workshop estão pesquisadores acadêmicos, estudantes, representantes do governo, promotores públicos, líderes indígenas e representantes do setor elétrico que trabalham em sistemas fluviais represados nos Estados Unidos, Brasil, Bolívia e Peru.



Com essa oficina espera-se fortalecer e construir uma comunidade de prática envolvendo um conjunto diversificado de pessoas para compartilhar experiências e avançar a aprendizagem colaborativa, identificar e estabelecer grupos de trabalho para abordar questões-chave relacionadas à gestão adaptativa de sistemas fluviais afetados por barragens hidrelétricas e estabelecer etapas de ação e calendário de atividades para completar produtos de rede, incluindo delineamento de produtos a curto e longo prazo.



Para mais informações: http://amazondamsnetwork.org/nsf-workshop-flagstaff/ e http://amazondamsnetwork.org/

 


Por: Lygia Lima