Imprimir
Projeto apresenta cursos da Unemat a alunos do Ensino Básico


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou entre os dias 24 e 29 de abril a primeira edição do Projeto Arte e Ciências no Câmpus. No evento, realizado no Câmpus Universitário Renê Barbour, em Barra do Bugres, diversos alunos das escolas estaduais Júlio Muller e Alfredo José da Silva participaram de diversas oficinas nas áreas de atuação dos cursos oferecidos pela Unemat no Câmpus.



De segunda (24) a sábado (29), os alunos puderam conhecer as áreas de atuação dos cursos ofertados no campus: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial e Matemática.



Nesta experiência, os alunos aprenderam a desenvolver aplicativos para celular, realizar análises físico-químicas para avaliar a qualidade da água, elaboraram novos produtos e realizaram análises conforme exigência da legislação, aprenderam sobre técnicas de adsorção do corante com resíduos agroindustriais, desenvolveram maquetes de projetos arquitetônicos e aprenderam sobre as noções básicas de direito.



As oficinas foram apresentadas por acadêmicos da Unemat: Thalysson Pacheco, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Diogo Carvalho, de Direito; Leitica Vinaga e Natacha Kuwakino, de Engenharia de Alimentos; Matheus Silva, de Engenharia de Produção Agroindustrial; além da participação dos técnicos administrativos Adileuza Gonçalves e Gabriel Ferrão.



Alguns resultados de trabalhos desenvolvidos, como a análise físico-química da água das escolas estaduais de Barra do Bugres e a caraterização da geleia de graviola e cacau, serão submetidos a um congresso na área de Engenharia de Alimentos que acontecerá em julho em Cuiabá.



“Esta experiência é de fundamental importância, pois favorece a proximidade das escolas com a Unemat, onde os alunos da região mantêm contato com a Universidade através de pesquisa e extensão ainda durante o Ensino Básico”, disse a coordenadora do projeto, professora Sumaya Ferreira Guedes, do curso de Engenharia de Alimentos.


Por: Nataniel Zanferrari