Imprimir
Unemat forma profissionais de quatro áreas em Nova Mutum


A Universidade do Estado de Mato Grosso conferiu grau de licenciados e bachareis a 59 novos profissionais de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis e Pedagogia no câmpus de Nova Mutum na noite desta quinta-feira (04). A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Quick.



O vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes Torres que presidiu a cerimonia destacou o compromisso da Unemat com a formação de pessoas e salientou o quanto a instituição tem sido instrumento de transformação social no Mato Grosso. Ele lembrou que a Unemat completa em 2017, 39 anos de existência e estamos há três anos aqui em Nova Mutum e sabemos que vamos contribuir com a formação de mão de obra e com o desenvolvimento dessa região.



 “Vocês são privilegiados por chegarem até o final do curso superior, em todo o Brasil somente um milhão de pessoas terminam a faculdade a cada ano, e vocês conseguiram. Vocês devem ser gratos pela oportunidade que tiveram de terminar o ensino superior e devem retribuir à sociedade prestando um serviço de qualidade, comprometido e ético assim como vocês juraram nesta cerimônia”, afirmou o vice-reitor.



A diretora Político, Pedagógico e Financeiro do câmpus de Nova Mutum, professora Maria Eloisa Mignoni desejou sucesso aos novos profissionais. Ela lembrou que eles estão preparados para enfrentar os novos desafios que têm pela frente.  O secretário municipal de Agricultura, Renato Kremes, que representou o prefeito municipal agradeceu a Universidade pela formação oferecida no município e desejou sucesso aos novos profissionais.



Entre os formandos dos quatro cursos, o tom dos discursos foi de agradecimento a Deus, aos familiares, aos professores, aos amigos e também à Unemat pela formação oferecida. Eles lembraram que ingressaram na universidade quando ainda era a Fundação Uninova, e que durante processo de formação a Unemat assumiu os cursos que vinham sendo oferecido pela Fundação Municipal. A encampação da Uninova pela Unemat ocorreu em 2013 e desde então a universidade oferta vagas para ingresso semestral nos cursos de Administração, Agronomia e Ciências Contábeis.



O formando de Ciências Contábeis Marcio Davi Nascimento Peixoto afirmou em seu discurso que a “educação é fundamental para mudar o Brasil. Nós podemos nos orgulhar da formação que recebemos”, disse. Já o orador da turma de Agronomia, Pablo Barbosa, lembrou que cabe aos formandos mostrarem que são capazes. A formanda de Administração Remilly Nonato finalizou seu discurso com um viva ao ensino superior. Ela lembrou que apesar das dificuldades o sentimento de gratidão inundava formandos e familiares durante a solenidade. Esse sentimento também foi ressaltado na fala da formanda de Pedagogia, Adriane Peroza Novelli, que lembrou que  conhecimento é um processo continuo em que todos são convocados a persistir. 


Por: Lygia Lima