Imprimir
Unemat elabora projeto básico do Parque Tecnológico de Mato Grosso


O Projeto Básico (engenharia e arquitetura) do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso está sendo elaborado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a pedido da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e foi apresentado previamente ao governador Pedro Taques e secretário Domingos Sávio, nessa segunda-feira (24), no Palácio Paiaguás. O projeto básico final será protocolado no dia 09 de maio e, só então, o governo estadual poderá iniciar o processo de licitação da obra.



O professor Roberto Vasconcelos Pinheiro, que coordena os trabalhos de elaboração do projeto básico do Parque Tecnológico, destaca a vultuosidade da obra. “É um projeto de aproximadamente 2.800 metros quadrados, será o primeiro prédio do Parque Tecnológico de Mato Grosso, a grande vitrine do local. Para a Unemat esse projeto é um divisor de águas, pois permite que a Instituição mostre outro viés da sua capacidade, além do ensino, pesquisa e extensão, para a sociedade”, enfatiza.



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, também ressalta a importância desse projeto para a universidade. “A contratação da Unemat pelo governo do Estado demonstra que a Universidade pode, e deve, servir ao povo de Mato Grosso por meio dos seus profissionais. É fundamental estabelecer essas parcerias com o governo”.



O projeto arquitetônico do Parque Tecnológico é baseado no conceito de construções por conteiners, uma tendência que busca otimizar recursos e garante conforto e modernidade. A elaboração do projeto básico está sendo executada pela Unemat num período muito curto, menos de 45 dias, quando em média demoraria o dobro de tempo, segundo o professor Roberto.



Outro diferencial é que a Unemat  utilizou professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do câmpus de Barra do Bugres e de Engenharia Civil do câmpus de Sinop, além de profissionais de outras áreas que a Instituição não dispõe no seu quadro.



Além do projeto do Parque, a Unemat também presta outros serviços para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) como a fiscalização das obras das escolas técnicas estaduais dos municípios de: Cáceres, Cuiabá, Juara, Água Boa, Primavera do Leste, Campo Verde e deve ser incluída ainda a obra da escola técnica de Sorriso. 


Por: Lygia Lima