Imprimir
Conselho aprova resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural


O Conselho Universitário (Consuni), da Unemat, aprovou a minuta de resolução de criação da Faculdade Intercultural Indígena, vinculada ao Câmpus Universitário Deputado Estadual Renè Barbour, em Barra do Bugres. A 1ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni) de 2017 ocorreu em Cáceres esta semana (17 e 18/04).



O documento apresenta objetivos, definições, forma de constituição e atribuições da Faculdade. A Faindi é a unidade executora e de articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativo-financeira dos cursos oferecidos em turmas únicas, nas Modalidades Diferenciadas Indígena (MDI).



“É um instrumento que regulamenta a oferta de cursos diferenciados indígenas, modalidade que ainda se encontrava fragilizada. Não havia internamente resoluções que a amparasse. Agora essa estrutura vai possibilitar, ainda mais, o seu fortalecimento”, explicou a presidente do Consuni e reitora da Unemat, Ana Di Renzo.



A Faculdade Indígena tem por objetivos, a execução de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo em várias áreas do conhecimento, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; acompanhamento de acadêmicos indígenas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Unemat; proposição de diretrizes para políticas públicas voltadas para a formação de professores e profissionais indígenas; administração do Museu Indígena, dentre outros.



Os cursos de Ciências Matemática e da Natureza, Ciências Sociais, Língua, Artes e Literatura, Pedagogia Intercultural Indígena, atualmente vinculados à Diretoria de Gestão e Educação Indígena (Proeg), passam a vincular-se ao câmpus de Barra do Bugres.



A criação da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), com incorporação de todas as ações relacionadas à Educação Superior Indígena, também atende a uma deliberação do 2º Congresso Universitário.



Modalidades diferenciadas- A Unemat oferece cursos diferenciados para a formação de professores indígenas, desde 2001, quando teve início o 3º Grau Indígena. Com a necessidade de fortalecer as ações para a Educação Superior indígena em Mato Grosso, o projeto foi transformado no Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi). Posteriormente, em 2008, em Faculdade Indígena Intercultural.



Conselho Universitário- A pauta da 1ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni) pode ser conferida aqui.



 


Por: Danielle Tavares