Imprimir
Doutorando da Rede Bionorte fará intercâmbio no México


Mais um doutorando do programa de pós-graduação da Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem aprovada Bolsa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE). O intercâmbio ocorrerá nos meses de maio a agosto no Centro de Investigações Biológicas da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo  (UAEH), no México, onde será co-orientado pela professora doutora Maria Teresa Pulido Silva.



Joari Costa de Arruda está trabalhando no projeto 'Conhecimento ecológico tradicional etnobotânico de comunidades rurais associadas, do entorno de unidades de conservação nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia'.



O doutorando que é orientado pela professora e coordenadora  estadual da Rede Bionorte, doutora em Ecologia e Recursos Naturais, Carolina Joana da Silva, disse que "O projeto visa estudar o conhecimento ecológico tradicional sobre uso da biodiversidade por comunidades que vivem no entorno das Áreas Naturais Protegidas nos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia".



As comunidades envolvidas são: no bioma Cerrado as vizinhas a Estação Ecológica Serra das Araras, no bioma Pantanal os pescadores que desenvolvem a atividade próximo a Estação Ecológica de Taimã e no bioma Amazônia as comunidades que residem no entorno do Parque Estadual Ricardo Franco.



"Espera-se com a execução deste trabalho identificar e registrar a biodiversidade conhecida e utilizada nos biomas mato-grossenses, bem como os métodos usados na coleta e preparação dos mesmos, de modo a fortalecer uso sustentável dessa diversidade", conclui Joari Arruda.



 


Por: Hemilia Maia