Imprimir
Colaboradoras do Negra/Unemat realizarão intercâmbio na Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira


Duas alunas colaboradoras do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra), a mestranda Eva Batista dos Santos Silva, e a acadêmica de Direito, Laudicéia Fagundes Teixeira, foram convidadas para a realização de atividades acadêmicas junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Câmpus Universitário Liberdade, localizado na cidade de Redenção, no Ceará.



As atividades se estenderão entre os dias 9 e 21 de março, e têm abrigo na disciplina ‘Educação e Literatura Negra: Potencialidades pedagógicas em narrativas, mitos, fábulas e contos africanos e afro-brasileiros’, sob responsabilidade da professora Jacqueline da Silva Costa.



Estas atividades serão realizadas como parte do Trimestre de Integração e Acolhimento (TIAc), que reunirá, além das colaboradoras do Negra, duas estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Paulo.



Dentre as atividades a serem realizadas por Eva Santos e Laudicéia Teixeira, destacam-se a oferta de duas oficinas que serão ministradas pelas estudantes da Unemat. A mestranda Eva oferecerá oficina abordando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) alterada pela Lei Nº 10.639/2003. Já Laudicéia Teixeira será a responsável por uma oficina sobre as políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras.



Este intercâmbio faz parte de diálogos que devem, em breve, resultar na concretização de projetos de pesquisa e extensão entre os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros da Unemat e da Unilab. No mês de junho, uma segunda etapa será realizada, também no Câmpus Universitário Liberdade, envolvendo pesquisadores, professores e técnicos colaboradores do Negra.



Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat e bolsista do Observatório da Educação via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Eva Santos é egressa do curso de Pedagogia, sendo uma das primeiras cotistas a ingressar no Ensino Superior por intermédio do programa de cotas para negros na Unemat. Atualmente, Eva desenvolve pesquisa sobre professores da Educação Básica nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apoiada pelo Observatório da Educação. No segundo semestre deste ano, parte de seu acúmulo profissional na Educação Infantil será compartilhado com a publicação de um capítulo de livro em parceria com pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Mato Grosso do Sul.



Acadêmica do curso de Direito em Cáceres, bolsista do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) e já aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Laudicéia Teixeira fará, nesta sexta-feira (24), a apresentação pública de sua monografia, intitulada ‘Cotas para negros na Unemat: Uma análise da Resolução Nº 200/2004-Conepe e sua implementação entre os anos de 2008 e 2012’. Em seus planos para o segundo semestre de 2017, Laudicéia manifesta a vontade de desenvolver o projeto de extensão ‘Assessoria jurídico-popular em Cáceres: Raça, gênero, direitos e serviços comunitários’, com o qual pretende auxiliar cidadãos residentes no município de Cáceres em trâmites junto às instâncias do Poder Judiciário.


Por: Nataniel Zanferrari